O que são otites externas e como as prevenir?

data de publicação07 Junho 2023 autor do artigo
João Caratão  |  Otorrinolaringologista

As otites podem dividir-se em otites externas e otites médias agudas. A otite externa, como o próprio nome indica, é uma infeção do canal auditivo externo. Pode acontecer devido ao contacto prolongado com a água, nomeadamente em piscinas ou no mar. Mas também pode acontecer quando se coça o ouvido com cotonete ou com o dedo a seguir ao banho. É mais comum no Verão devido à maior frequência de banhos. Por exemplo, em pessoas com eczema do canal auditivo externo, por terem mais comichão e a pela mais fragilizada, podem facilmente provocar lesões que facilitam a propagação da infeção.
Nas otites externas o canal auditivo fica inchado. Pode haver a secreção de um líquido, ou serosidade, e uma sensação que o ouvido está tapado. Pode haver também muita dor, normalmente quando se mexe na orelha. Nas crianças, outra causa para a otite externa pode ser a introdução de um corpo estranho não detetado que pode provocar infeção e inflamação do canal auditivo externo.


Como é realizada a avaliação clínica?

A avaliação clínica é feita por observação direta do canal auditivo externo. Se estiver inchado, assim que se introduz o instrumento de observação, o paciente queixa-se logo de dor. O tratamento é feito à base de gotas que se colocam diretamente no ouvido. Deve-se também tomar anti-inflamatórios e analgésicos. Raramente é necessário fazer antibiótico. Na maior parte dos casos a infeção resolve-se no final do tratamento.


3 concelhos sobre otites externas

Para evitar otites externas deve ter alguns cuidados especiais. Primeiro conselho: após ter estado em contacto com a água, não se deve coçar, usar cotonete ou qualquer outro instrumento. limite-se a secar o excesso de água com uma toalha.
Segundo conselho: é também estar atento a produtos de higiene como tintas de cabelo, champô ou gel de banho que lhe possam estar a causar irritabilidade.
Terceiro conselho: quando há tendência para eczema ou escamação da pele deve-se evitar ao máximo coçar o ouvido com o dedo ou com qualquer outro objeto.
Se já tiver tido várias otites é altamente recomendável que seja avaliado pelo médico otorrinolaringologista antes de começar a época balnear.

Autor do artigo

João Caratão

Otorrinolaringologista