Os escaldões no Verão podem ser dolorosos. Mas as suas consequências podem ir além da pele vermelha durante 2 ou 3 dias. Cerca de 90% dos casos de cancros de pele têm um historial de exposição solar excessiva, sobretudo na infância e adolescência. Vejamos então a influência da radiação ultravioleta na pele e o que fazer para evitar os escaldões na pele.
O sol emite radiações com vários comprimentos de onda. Fique a conhecer os vários tipos e como afetam o nosso organismo:
Os escaldões são eritemas solares provocados pela exposição da pele aos raios ultravioleta do sol. São uma resposta do organismo ao excesso de exposição solar. Podem considerar-se estas queimaduras solares em três graus:
Apesar da grande maioria dos escaldões ser curado de forma espontânea, podem deixar sequelas que provocam o envelhecimento precoce da pele ou mesmo vir a serem responsáveis por cancro da pele várias décadas depois. Aliás, alguns estudos apontam para um maior risco de cancro da pele em pessoas que tiveram muitos escaldões na infância e adolescência, sendo assim extremamente importante que os pais protejam os seus filhos e os eduquem relativamente a boas práticas na exposição solar.
Muitas vezes, conseguimos sentir que estamos a começar a ficar com um escaldão. Saiba o que fazer:
Após recuperar do escaldão, é importante ter um cuidado extremo numa nova exposição ao sol. A pele está mais frágil e ainda em recuperação. Aplique um protetor solar de maior FPS (fator de proteção solar), procure a sombra e saia do sol assim que sentir que a pele está a queimar outra vez.
Os escaldões são um dos sinais mais comuns de uma exposição solar nefasta para o organismo. Quanto mais a pele for exposta a essas agressões maior a probabilidade de complicações graves na sua saúde. Adotar comportamentos saudáveis na exposição solar, como evitar a exposição solar nas horas mais perigosas (entre as 10h e as 17h) ou usar protetor solar com um FPS adequado, pode diminuir o risco de cancro da pele no futuro.
Por isso, esteja atento aos sinais e manchas cutâneas e, se for caso disso, marque a sua consulta de Dermatologia para obter um diagnóstico especializado da saúde da sua pele.
Sabia que os escaldões na infância são um fator de risco para o melanoma, o mais grave e frequente tipo de cancro da pele? Este verão proteja-se do sol.
A urticária solar é um tipo crónico desta doença cujas manifestações ocorrem após a exposição solar. Conheça a doença.