Consulta de Psicopedagogia
A Psicopedagogia é responsável por avaliar, prescrever e intervir no domínio da psicomotricidade, educação especial, intervenção precoce, desenvolvimento pessoal e social, acessibilidade a novas tecnologias e atividade motora adaptada.
Após a avaliação psicopedagógica e feito o diagnóstico é indicada a área de intervenção mais adequada, sempre de acordo com as necessidades e especificidades de cada paciente. Através da Psicopedagogia é possível preencher lacunas existentes ao nível das competências psicomotoras, cognitivas e sócio-emocionais.
Áreas de Intervenção
Intervenção Precoce
Programa individualizado de intervenção destinado a crianças entre os 0 e os 6 anos de idade que apresentem uma desarmonia no seu desenvolvimento (psicomotor, cognitivo e sócio-emocional).
Intervenção Psicopedagógica
Programa individualizado de intervenção nas perturbações específicas da aprendizagem (dificuldades nas competências de leitura, escrita e cálculo). Destina-se geralmente a crianças e jovens em idade escolar podendo, no entanto, ser adaptado a qualquer faixa etária.
Psicomotricidade
Programa individualizado de intervenção focado no corpo e no seu movimento, direcionado para os problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafetivo. Destina-se geralmente a crianças a partir dos 4 anos podendo, no entanto, ser adaptado a qualquer faixa etária.
Promoção de Competências Sociais
Programa de intervenção destinado a pessoas com dificuldades na utilização e compreensão das regras sociais. Trabalha a capacidade da pessoa para reconhecer os pensamentos, emoções, desejos e intenções dos outros, conferindo-lhes assim significado e tornando possível a adequação dos seus próprios comportamentos.
Treino de Autonomia
Programas individualizados para crianças e jovens com perturbações e/ou limitações do desenvolvimento, que visam o desenvolvimento da capacidade para cumprir tarefas do dia a dia. É desejável que esta intervenção seja levada a cabo em contexto real, sendo, por isso, frequentemente realizado no exterior.
Objetivos
- Desenvolvimento das competências cognitivas verbais e não verbais;
- Desenvolvimento das competências de aprendizagem (leitura, escrita e cálculo);
- Desenvolvimento da motricidade fina e global (coordenação e movimento);
- Desenvolvimento das competências sociais (relacionamento social);
- Desenvolvimento da autonomia pessoal (tarefas da vida quotidiana).