Medicina Estética
A Medicina Estética é uma atividade médica especializada cujos objetivos são tratar vários tipos de patologia, assim como alterações estéticas reais ou percebidas pela própria pessoa, aplicar técnicas para melhorar a estética e a beleza, prevenir o envelhecimento fisiológico e, por fim, promover a saúde, o bem-estar físico, mental e pessoal.
Mais do que cuidar da sua imagem, a Medicina Estética é um conceito de saúde e bem-estar global.
Áreas de atuação
Na Medicina Estética os focos de atuação incluem patologias relacionadas com três áreas principais:
- Corpo e mãos: excesso de peso, gordura localizada, celulite, flacidez, retenção de líquidos, estrias e cicatrizes.
- Face e pescoço: envelhecimento cutâneo, secura da pele, rugas, manchas, flacidez, perda de volume e contorno, cicatrizes, olheiras e acne.
- Cabelo: alopécia, enfraquecimento capilar e eflúvio (queda aumentada de cabelo).
Avaliação de Medicina Estética
A primeira consulta de Medicina Estética é essencial para uma avaliação da zona a tratar, seja facial, corporal e/ou capilar.
- Avaliação corporal: inclui a avaliação do peso, altura, índice de massa corporal, perímetro da cintura e anca, avaliação de gordura localizada, % de massa gorda e magra, prega cutânea e bio impedância.
- Avaliação clínica: consiste em estabelecer um diagnóstico e definir um plano terapêutico adaptado a cada pessoa. Além do historial clínico, que inclui a lista de comorbilidades (doenças que a pessoa já tem), recolhe-se informação sobre tratamentos prévios, horário e tipo de atividade laboral, exercício físico/hobbies, hábitos alimentares, regularidade do intestino, e ainda o conhecimento de doenças, medicação, alergias, intolerâncias alimentares, dependências, sono, estado anímico e história ginecológica.
Tratamentos de Medicina Estética
Existem vários tratamentos em Medicina Estética, minimamente invasivos, realizados por um médico especialista em Medicina Estética. Entre estes tratamentos incluem-se:
- Mesoterapia e microagulhamento em mono ou multi-ingredientes como ácido hialurónico (Prophilo®), polinucleótidos, aminoácidos, piruvato de sódio, glicerol, ácido ascórbico, silício, DMAE, ácido tranexâmico, dutasterida, vitaminas, entre outros.
- Peeling em mono ou em multi-ingredientes como ácido glicólico, ácido láctico, acido mandélico, ácido ascórbico, ácido salicílico, ácido lactobiónico, TCA, entre outros.
- Toxina Botulínica (conhecido como Botox®)
O plano de tratamento estético é personalizado e, muitas vezes, é um tratamento combinado que pode incluir a prescrição de medicamentos e/ou suplementos, elaboração de um plano alimentar e/ou um plano de atividade física, aconselhamento de tratamentos domiciliários, assim como tratamentos estéticos não-invasivos realizados por um técnico especializado.
Em qualquer tratamento estético procede-se ao registo fotográfico antes/depois.