Mesoterapia: técnica médica utilizada em Medicina Estética

data de publicação24 Agosto 2023 artigo revisto por
Amélia Feliciano  |  Médica Estética

A Mesoterapia é uma técnica utilizada em diversas especialidades médicas. Fique a conhecer os benefícios deste tratamento realizado em consulta de Medicina Estética.

 

Mesoterapia: princípios do tratamento

Após terminar os estudos na Faculdade de Medicina de Paris, o Dr. Michel Pistor introduziu, em 1952, uma técnica revolucionária de tratamentos que partia do seguinte princípio: “pequenas quantidades, poucas vezes e no local exato” (“Peu, rarement, au bon endroit”). Foi desta forma que o médico francês se referia à Mesoterapia, técnica médica que consiste na injeção de medicamentos em doses muito baixas e em localização intradérmica, o mais perto possível do local a tratar. Para tal, os médicos utilizam agulhas muito finas e os fármacos certos para produzir os efeitos desejados.

 

Várias aplicações

A Mesoterapia é uma técnica utilizada por várias áreas médicas como a Medicina Estética, Reumatologia, Dermatologia, Fisiatria ou Medicina Desportiva. Na Medicina Estética incluem-se, entre outras, as seguintes aplicações:

  • Rejuvenescimento e revitalização da pele: a injeção de ácido hialurónico, vitaminas, aminoácidos e antioxidantes promovem a hidratação da pele e a produção de colagénio e elastina. Estes componentes melhoram também a textura da pele e reduzem linhas finas e rugas.
  • Tratamento da celulite: a administração de substâncias lipolíticas e drenantes, como a carnitina, o silício, a aminofilina ou a cafeína melhoram a circulação sanguínea e a drenagem linfática, reduzindo a típica pele “casca de laranja”.
  • Redução da gordura localizada: a utilização de substâncias lipolíticas nas zonas mais “críticas” (barriga, glúteos, coxas e braços, por exemplo) ajuda a eliminar a gordura contida nos adipócitos (células de gordura) e que depois serão eliminadas naturalmente pelo organismo.
  • Tratamento da alopécia: os tratamentos de Mesoterapia Capilar visam estimular o crescimento do cabelo através da injeção de nutrientes diretamente no couro cabeludo, melhorando a saúde dos folículos capilares, assim como a circulação sanguínea.

 

Vantagens da Mesoterapia

Os tratamentos de Mesoterapia praticamente não apresentam efeitos secundários associados. No entanto, existe a possibilidade de ocorrerem irritações momentâneas na zona tratada. Nesse sentido, é importante identificar na sua consulta de avaliação de Medicina Estética se é alérgico a alguma substância ou se já teve alguma reação a um tratamento prévio de Mesoterapia.
Por outro lado, e uma vez que são utilizadas agulhas muito finas, os tratamentos de Mesoterapia são virtualmente indolores, podendo o paciente sair do consultório após o tratamento. É, por isso, menos invasivo do que outras abordagens como a lipoaspiração.
Porém, os tratamentos de Mesoterapia são contraindicados para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

 

Avaliação e realização de tratamentos: o que saber?

A Mesoterapia é uma técnica médica minimamente invasiva que traz benefícios em muitas situações. No entanto, a aplicação dos tratamentos deve ser sempre precedida de uma consulta de avaliação com o seu Médico Estético. Nessa consulta, serão avaliados vários parâmetros relacionados com a sua saúde e traçada uma estratégia terapêutica adequada a cada caso. O seu médico poderá necessitar de uma série de informações prévias, como historial de reações alérgicas ou de que medicamentos e suplementos alimentares está a tomar.
Após a sessão de tratamento de Mesoterapia, poderá ser-lhe recomendado uma série de cuidados:

  • Não usar cremes ou maquilhagem nas 48 horas após o tratamento
  • Evitar massagens, saunas ou banho turco, assim como nadar nas 24 horas após o tratamento
  • Evitar exposição prolongada ao sol nas 48 horas seguintes

Quanto ao número de sessões necessárias para obter resultados, dependerá de cada caso, da zona e do componente a aplicar no tratamento de Mesoterapia.

Artigo revisto por

Amélia Feliciano

Médica Estética