Consulta de Neurocirurgia Pediátrica
A Neurocirurgia Pediátrica é a especialidade médica que se dedica ao tratamento de doenças neurológicas congénitas e adquiridas na infância. Nas crianças, o sistema nervoso ainda se encontra em desenvolvimento. É por isso fundamental proceder ao diagnóstico precoce e tratamento destas patologias de modo a minimizar os seus efeitos.
Diagnóstico e tratamento
A Consulta de Neurocirurgia Pediátrica é realizada por um especialista com formação específica que lhe permite diagnosticar, tratar e acompanhar anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso nas crianças como:
- Epilepsia (episódios de convulsão)
- Malformação de Chiari (malformações que provocam pressão na coluna vertebral)
- Craniossinostose (que ocorre quando os ossos da criança se fundem mais cedo)
- Tumores da fossa posterior e/ou lesões causadoras (ou não) de epilepsia
- Disrafismo espinhal (espinha bífida)
- Trauma e hidrocefalia (com possibilidade de tratamento endoscópico intraventricular)
- Espasticidade (rigidez ou dificuldade ao caminhar)
Exames Complementares de Diagnóstico
Em estreita colaboração com as áreas da Neurorradiologia, Imagiologia ou Neurologia, a Neurocirurgia Pediátrica recorre frequentemente a exames complementares de diagnóstico que permitam validar decisões clínicas com rigor e competência. Entre os exames destacam-se, por exemplo:
- TAC
- Angio TAC
- Ressonância Magnética
- Eletromiografia
- Eletroencefalografia
Trabalho Multidisciplinar
No decorrer da sua atividade, a Neurocirurgia Pediátrica trabalha em estreita ligação com outras especialidades médicas como a Neurologia, Imagiologia, Oncologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Ortopedia, Cirurgia Geral, Consulta da Dor ou Medicina Física e Reabilitação.