Consulta de Reumatologia
A Reumatologia é o ramo da Medicina que se dedica ao diagnóstico, avaliação, tratamento, prevenção, reabilitação e investigação das doenças reumáticas. Estas afetam o aparelho locomotor (ou sistema músculo-esquelético) nos seus vários componentes: ossos, músculos, articulações, partes moles envolventes, nervos e vasos. Além disso podem afetar outros órgãos como o coração, o rim, o pulmão, sistema nervoso, os olhos e a pele.
Não existe o “reumatismo” ou o “reumático”, mas sim mais de 100 doenças reumáticas.
Doenças Reumáticas
É muito comum ouvir alguém dizer que "sofre de reumatismo" ou que tem "reumático", no entanto esta é uma noção errada porque existem mais de 100 doenças reumáticas. Todas as doenças reumáticas têm um diagnóstico e tratamento específicos (uns mais difíceis do que outros).
Entre os pontos comuns a muitas doenças reumáticas, destacam-se três:
- São dolorosas: muitos doentes têm que viver com dor persistente, durante toda a vida.
- Limitam a capacidade funcional: muitos doentes não conseguem realizar atividades básicas sem ajuda (apertar um botão, abrir uma porta ou conduzir).
- São "invisíveis": a dor, principalmente quando não há deformação articular visível, não é geralmente compreendida pela opinião pública, nem, por vezes, pelos familiares e amigos próximos do doente.
A idade e as doenças reumáticas
As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crónicas e atingem indivíduos de todas as idades (incluindo crianças). Para além de serem causa muito frequente de incapacidade, quando não diagnosticadas ou tratadas de forma atempada e correta podem ocasionar graves e desnecessárias repercussões físicas, psicológicas, familiares, sociais e económicas.
Quais são as doenças reumáticas?
Sendo mais de 100, são diversas as doenças reumáticas. No entanto, entre as mais conhecidas temos:
- Artrite Reumatóide
- Lúpus Eritmatoso Sistémico (LES)
- Osteoartrose (Artrose)
- Lombalgia (Dor Lombar)
- Osteoporose
Tipos de Doenças Reumáticas
- Doenças Reumáticas Sistémicas: Artrite Reumatóide, Lúpus, Esclerose Sistémica, Espondilartrites (que inclui a artrite psoriásica e a espondilite anquilosante entre outras), Síndrome de Sjögren, entre outras.
- Doenças Peri-Articulares: Tendinites, Bursites Tenosinovites Capsulites ou Ligamentites.
- Síndromes dolorosos: Fibromialgia, Síndrome Miofascial, Lombalgia (dor na coluna lombar), Dorsalgia (dor na coluna dorsal), Cervicalgia (dor na coluna cervical), Ciática, entre outros.
- Doenças ósseas e metabólicas: Osteoporose, Osteomalácia, Doença Óssea de Paget, Algoneurodistrofia, Osteonecrose ou a Osteodistrofia Renal.
- Outras doenças reumáticas importantes como a osteoartrose (artrose) em diversas localizações, ou a Gota Úrica, cuja importância resulta do número de pessoas afetadas.
Sinais de Alerta
Se tem dores, rigidez ou inchaço numa ou em várias articulações, durante um período superior a quinze dias sem ter feito um traumatismo, deve marcar uma consulta com o seu Reumatologista.
Porque é importante ir a uma consulta de Reumatologia?
Um diagnóstico feito de forma rápida e correta é determinante para o bom tratamento das doenças reumáticas e permite controlar a evolução da doença, diminuindo o impato e o sofrimento associado.
Pensar que há pouco a fazer e que o sofrimento e a dor são normais não é aceitável. Hoje em dia existem medicamentos e estratégias que podem melhorar a vida dos doentes com doença reumática e quanto mais rápido for visto por um Reumatologista, mais hipóteses tem de tratar a sua doença.