Consulta de Proctologia
A Proctologia é uma especialidade médica que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças benignas e malignas do reto e do ânus, assim como o rastreio do Cancro Colo-Retal.

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário de Consultas
3ª Feira 14h-16h
5ª Feira 14h-16h

Rastreio do Cancro Colo-Retal

A prevenção do Cancro do Colo-Retal pode ser eficaz. Este tumor pode ser curado na maioria dos casos, se diagnosticado precocemente. A partir dos 50 anos, todos os indivíduos deverão realizar ou ter realizado o Rastreio do Cancro do Colo-Retal.


Quais os métodos de rastreio?

Tem duas opções à sua escolha que permitem ao médico especialista rastrear o Cancro do Colo-Retal:
  • Colonoscopia/Rectossigmoidoscopia Flexível: observação do intestino utilizando um tubo fino e flexível com uma luz na ponta.
  • Um teste simples: a pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF) poderá ser uma alternativa. O resultado de um teste positivo, implica a realização da Colonoscopia.


Quando realizar?

  • História familiar de Cancro do Colo-Retal aos 40 anos, caso tenha algum familiar em 1º grau (pais, tios, irmão) com história de Cancro do Colo-Retal, deverá realizar o seu rastreio.
  • Caso não tenha história familiar de Cancro do Colo-Retal e não sinta qualquer queixa aos 50 anos.

Doenças mais frequentes

Hemorróidas

As hemorróidas são descritas habitualmente como nódulos de consistência mole e forma abaulada provenientes do interior do canal anal, que dilatam por aumento súbito da pressão intra-abdominal. Os fatores predisponentes desta doença são: alimentação pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, obstipação crónica, grande esforço na evacuação e o abuso de laxantes. As mulheres poderão também apresentar hemorróidas nos últimos meses da gravidez.

Tratamento de Hemorróidas
O tratamento apropriado depende, em grande medida, do grau de gravidade da doença hemorroidária. Nos casos mais simples, o tratamento poderá ser realizado na própria consulta – terapêutica médica instrumental (laqueação elástica). Os mais avançados necessitarão de tratamento cirúrgico.


Fissura Anal

As fissuras anais são pequenas úlceras de forma oval, localizadas preferencialmente na zona inferior do canal anal, uma zona altamente sensível. O sintoma principal da fissura anal aguda (a fase inicial da fissura anal) consiste numa dor anal extremamente intensa, penetrante e aguda que surge com a defecação, podendo manter-se durante 1-2 horas após a defecação. O medo de uma nova defecação dolorosa conduz a comportamentos de defecação que tem como resultado o estabelecimento de uma obstipação crónica.
Daqui resulta, com frequência, o abuso de laxantes. Instala-se então um “círculo vicioso”:
Dor > Medo à defecação > Irrigação sanguínea deficiente > Má cicatrização  > Fissura persistente

Tratamento da Fissura Anal
As fissuras agudas tem tratamento médico conservador que consiste na alteração de hábitos alimentares, com dieta rica em fibras e aumento de ingestão de líquidos (água) e aplicação local de medicamentos relaxantes do esfíncter anal. As fissuras crónicas, em caso de falência do tratamento médico conservador, poderão necessitar de tratamento cirúrgico.


Fistula Anal

As fistulas anais são situações bastantes complexas e surgem habitualmente após o aparecimento de abcessos anais. O trajeto fistuloso liga o interior do canal anal à pele. São reconhecidas pela sua abertura para o exterior e pelo aparecimento de secreções.

Tratamento de Fistulas Anais
O tratamento é cirúrgico e apesar de ser uma situação clínica complicada e de difícil tratamento, existem hoje técnicas modernas para a solução deste grave problema.


Cancro Colo-Retal

A maioria dos cancros do cólon e reto, desenvolvem-se a partir de lesões benignas do intestino grosso ou cólon, conhecidas como adenomas ou pólipos adenomatosos. A evolução destas lesões até se tornarem cancro é geralmente sem sintomas e pode durar até 10 anos. Em alguns casos, as lesões podem aumentar de tamanho e pode ocorrer no organismo uma série de transformações nas células. Esta situação pode resultar em alterações na função, estrutura e forma das células, levando ao cancro ou malignidade.

Sintomas mais frequentes:
É importante reter que os sintomas descritos, em seguida, podem não ser cancro colo-rectal. No entanto se sentir algum deles deve consultar o seu médico.
  • Alteração persistente dos hábitos intestinais, com o aparecimento de prisão de ventre alternando com diarreia, sem razão aparente.
  • Perda de sangue pelo reto/ânus ou misturado nas fezes, sem irritação, dor ou prurido.

Prevenção
A prevenção do Cancro Colo-Retal prende-se sobretudo com fatores de dieta e estilo de vida, mas não nos podemos esquecer que existem riscos que não podemos controlar.
  • Dieta: tenha uma dieta equilibrada, rica em fibra e baixo consumo de calorias, em especial de gordura animal. Ingestão de líquidos também é importante, sobretudo água.
  • Exercício: faça exercício regularmente, de preferência diariamente para evitar o excesso de peso.

Fatores de Risco
A causa exata do Cancro Colo-Retal ainda não é conhecida, no entanto existem certos fatores que põem as pessoas em situação de risco:
  • Risco Familiar: o Cancro Colo-Retal pode ocorrer em pessoas que possuam um histórico significativo desta doença na sua família.
  • Idade: o Cancro Colo-Retal afeta tanto o homem como a mulher. É uma doença que surge principalmente a partir dos 50 anos mas pode ocorrer em pessoas mais jovens.
  • Doenças Inflamatórias no Intestino: pessoas com história de doenças inflamatórias no intestino possuem um risco mais elevado de contrair Cancro Colo-Retal.
  • Obesidade: estudos clínicos provaram que a obesidade está diretamente relacionada com o Cancro Colo-Retal.

Prevenção

Os hábitos de alimentação saudável são, como é sabido, uma fonte de bem estar muito importante. Estes são também cruciais na prevenção das doenças relacionadas com o reto e o ânus.

Alimentação Saudável e Cuidada:
  • Rica em fibras
  • Pobre em gorduras
  • Muita ingestão de água
O exercício físico e as caminhadas frequentes são um complemento muito importante para a prevenção deste e de outro tipo de doenças. 

Médicos da especialidade

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Acordos e Protocolos

Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente
Imagiologia
Ressonância Magnética
Teste à Covid-19
na saliva

Consultas relacionadas