Quem faz desporto frequentemente já ouviu falar em bebidas isotónicas e outras bebidas associadas à prática desportiva. Há até a ideia que ajudam a melhorar a performance desportiva, permitindo uma recuperação mais eficaz após o esforço físico. Mas será que estas bebidas são indicadas para todos os tipos de praticantes de exercício físico? A resposta é… depende! Vejamos então no que consistem as bebidas desportivas e como podem elas ajudar a repor os níveis de hidratação e energia.
Quando se fala em bebidas desportivas, referimo-nos a bebidas que, além de água, contêm hidratos de carbono (açúcares) e eletrólitos (sais minerais), entre outros nutrientes. A sua designação deriva sobretudo da relação entre a quantidade de sódio (eletrólito) que estas bebidas contêm, em comparação com o que é normalmente encontrado no plasma sanguíneo. Deste modo:
Além do estado líquido, estas soluções podem ser encontradas no mercado em forma de gel e pós ou pastilhas efervescentes às quais se podem juntar água.
Convém diferenciar as bebidas desportivas de bebidas “energéticas”. Estas últimas têm sempre algum elemento estimulante (como a cafeína ou outro componente idêntico), enquanto que as bebidas desportivas apenas têm aminoácidos ou eletrólitos.
A escolha da bebida indicada para cada indivíduo depende de fatores como a duração e intensidade do esforço, a temperatura e humidade, assim como do fator transpiração. As bebidas desportivas, ingeridas antes, durante e após o treino, podem ajudar a garantir o equilíbrio de fluídos e energia, prevenindo a fadiga e a desidratação. No entanto, para a maior parte dos praticantes de atividade física moderada, beber água de 20 em 20 minutos durante o treino e manter uma alimentação saudável deverão ser estratégias suficientes para manter os níveis de energia e hidratação equilibrados. Por outro lado, existem circunstâncias específicas que justificam a toma de bebidas desportivas de modo a manter o equilíbrio do organismo. Vejamos em que circunstâncias as bebidas desportivas podem ser uma solução.
São bebidas com teor de hidratos de carbono e eletrólitos menor do que existe no sangue. Esse facto garante uma rápida absorção dos nutrientes pelo organismo. Por outro lado, também facilitam a transição da água para o sangue, sendo o tipo de bebida desportiva ideal para reidratar o corpo.
As bebidas hipotónicas devem ser utilizadas quando:
A principal vantagem destas bebidas é que podem fornecer a quantidade de energia necessária durante um exercício intenso e prolongado. Garantem que o organismo absorve de forma eficiente hidratos de carbono e eletrólitos, reduzindo o risco de problemas gastrointestinais.
As bebidas isotónicas devem ser consumidas nestes casos:
Como contêm maior concentração de hidratos de carbono e eletrólitos do que o plasma sanguíneo, direcionam a água existente no organismo para os intestinos, de modo a diluir solução hipertónica. Isto conduz a uma desidratação temporária, que tem o senão de poder aumentar o risco de problemas gastrointestinais derivado do aumento de água nos intestinos. Nesse sentido, uma bebida hipertónica não deve ser consumida quando a hidratação é uma prioridade. É mais adequada quando é preciso ir ao encontro das necessidades de hidratos de carbono, de modo a repor rapidamente os níveis de energia, assim como em situações de esforço físico num clima de baixas temperaturas.
As bebidas hipertónicas devem ser consumidas nestas circunstâncias:
As bebidas desportivas podem ter o seu papel no plano de hidratação de muitos praticantes, sobretudo aqueles cujo exercício é mais intenso e constante. Antes de escolher o tipo de bebida que melhor o poderá ajudar, deve consultar um profissional de saúde qualificado e ler atentamente o rótulo do produto que pretenda adquirir. O princípio de que os ingredientes em maior quantidade surgem primeiro no rótulo também se aplica às bebidas desportivas, como com qualquer produto alimentar. De referir ainda que a ingestão incorreta de bebidas desportivas pode provocar transtornos gastrointestinais como vómitos ou diarreia. Por isso, adapte a sua bebida ao exercício que pratica. Pode ser que no seu caso a melhor escolha seja mesmo beber água.
Para recuperar dos excessos alimentares do Natal e Ano Novo deve obedecer a uma série de critérios. Aproveite o novo ano para melhorar a sua saúde.