Consulta de Oftalmologia Pediátrica
A Oftalmologia Pediátrica é o ramo da Oftalmologia que se dedica à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento de doenças oculares das crianças e adolescentes.
À nascença, o sistema visual ainda não se encontra totalmente desenvolvido e a acuidade visual é ainda muito baixa, desenvolvendo-se rapidamente nas primeiras semanas de vida. Os primeiros 3 meses da criança são extremamente importantes para o estabelecimento da fixação e o desenvolvimento da acuidade visual.

Até aos cinco anos de idade é de esperar que uma criança atinja uma acuidade visual de 10/10, sendo que depois dos 6 anos, grande parte dos problemas sensoriais ligados ao desenvolvimento da visão são mais difíceis de tratar e de recuperar totalmente. A visão é uma aprendizagem que se inicia no nascimento e prolonga-se ao longo dos primeiros 8-10 anos de vida, e a existência de anomalias de refração, de opacidades nos meios transparentes, de estrabismos ou de outras doenças que a afetem, podem lesar definitivamente o sistema visual.

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário de Consultas
3ª Feira 9h-20h
4ª Feira 13h30-17h30
5ª Feira 15h-20h

Idades para realizar avaliações oftalmológicas

É muito importante realizar as avaliações oftalmológicas à criança em “Idades Chave”, conjugando os conhecimentos da medicina geral, da pediatria e da oftalmologia. Apesar de não ser consensual a idade “ótima” para a realização das avaliações oftalmológicas, há contudo uma idade limite para que as diversas avaliações já tenham sido realizadas. Portanto, é aconselhável que, à data de entrada na escola, a criança reúna as melhores condições possíveis de utilização das suas funções visuais, o que implica a realização de um exame global da visão que dê tempo para corrigir as alterações detetadas.
 
  • Bebés até 1 ano de idade;
  • Crianças entre os 3 e os 4 anos;
  • Crianças em idade pré-escolar (5 a 6 anos);
  • Crianças no final do 1º ciclo escolar.

Quando realizar o primeiro exame ao seu filho?

O Pediatra do seu filho sabe que deve examinar os seus olhos desde os primeiros dias de vida, verificando se há alguma alteração morfológica ou alteração do luar pupilar. Para além disso, deverá ter em atenção alguns fatores de risco, nomeadamente o histórico familiar de doença ocular, os atrasos de desenvolvimento, a prematuridade, as opacidades nos meios transparentes do globo ocular e estrabismos.

Médicos da especialidade

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Acordos e Protocolos

Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente
Imagiologia
Ressonância Magnética
Teste à Covid-19
na saliva

Consultas relacionadas