"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Como tratar uma conjuntivite?

18 Janeiro 18   |   205

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Esta inflamação é causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Os primeiros sinais e sintomas da conjuntivite são a vermelhidão na parte branca dos olhos, o prurido ou “comichão”, o lacrimejo ou a sensibilidade à luz. Habitualmente tem uma duração de 7 a 15 dias, podendo no entanto o tempo variar de acordo com o tipo de inflamação.

A conjuntivite pode afetar apenas um olho ou os dois em simultâneo.

Causas

A causa mais comum da conjuntivite é a infeção provocada por diversos tipos de agentes patogénicos, dos quais se destacam as bactérias, os vírus ou os fungos, sendo os dois primeiros os mais frequentes na causa desta doença.

Por outro lado, também os agentes químicos e físicos, como por exemplo o calor intenso, os gases irritantes, o fumo ou os raios ultravioleta, podem causar este tipo de infeção. Assim como alguns problemas de visão como a miopia ou o astigmatismo, uma vez que podem desencadear um esforço excessivo do aparelho ocular.

Tratamento

A forma de tratamento da conjuntivite varia mediante o agente causador da infeção. Caso se trate de uma infeção por vírus, o tratamento é feito através da aplicação de colírios anti-infecciosos e lágrimas artificiais para lubrificar o olho, caso a infeção surja através de bactérias deverão ser prescritos pelo médico oftalmologista colírios antibióticos, e caso seja infetado por agentes químicos ou físicos, normalmente a situação evolui favoravelmente ao fim de alguns dias sem ser necessário a aplicação de qualquer medicamento.

A Conjuntivite é contagiosa?

A conjuntivite infecciosa é uma doença contagiosa e transmissível de um olho para o outro, de pessoa para pessoa ou através de objectos contaminados. O contágio pode ser feito de forma direta ou através da utilização de um objecto contaminado como toalhas ou lenços.

Medidas de prevenção que pode tomar para minimizar a propagação de uma conjuntivite:
  • Lave as mãos com frequência
  • Não toque nos olhos com as mãos
  • Evite coçar os olhos
  • Evite a exposição a agentes irritantes ou alérgenos
  • Não use lentes de contacto enquanto estiver com conjuntivite
  • Não partilhe lenços, toalhas ou outros objectos de uso pessoal
  • Evite utilizar piscinas


MARQUE A SUA CONSULTA