
A Conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.
A conjuntiva tem como principal função proteger o olho das agressões externas. A Conjuntivite nada mais é do que uma reação defensiva inflamatória dessa membrana a uma agressão.
A Conjuntivite é uma condição benigna e limitada no tempo. Habitualmente tem uma duração de 7 a 15 dias, no entanto, o tempo pode variar de acordo com o tipo de inflamação.
As Conjuntivites podem ser classificadas de acordo com a sua origem:
Os sintomas podem afetar um dos olhos, ou ambos, e manifestam-se por:
Nota: Um olho vermelho não significa, necessariamente, uma Conjuntivite, podendo ser o início de uma situação grave (úlcera da córnea, uveíte, presença de um corpo estranho ou outra razão). Na dúvida, deve sempre ser observado por um médico oftalmologista para despiste de outras condições.
A forma de tratamento varia mediante o agente causador da infeção:
Apesar de não ser fácil prevenir o aparecimento de uma Conjuntivite, é importante sublinhar que se trata de uma condição transmissível, mas que alguns hábitos de higiene podem ajudar a diminuir o risco de a contrair:
Nota: a Conjuntivite alérgica não é contagiosa. No entanto, pode afetar ambos os olhos e repetir-se sempre que a pessoa volta a estar em contacto com o alergénio.
Falso! Na verdade, as Conjuntivites alérgicas podem surgir em qualquer altura do ano. No entanto, são mais frequentes nas estações quentes, devido às temperaturas elevadas, ao clima seco e aos níveis de pólen que circulam no ar.
Falso! Pode contrair Conjuntivite com o mesmo vírus que causa uma constipação ou uma infeção no ouvido. A entrada de corpos estranhos no olho também pode irritar a conjuntiva e, como consequência, levar a uma infeção.
Falso! A Conjuntivite é contagiosa enquanto os olhos estiverem avermelhados ou houver secreções. Este período pode durar vários dias. Os antibióticos apenas combatem a Conjuntivite bacteriana, mas não impedem a sua propagação.
Falso! Embora a Conjuntivite seja muito comum em crianças, ela pode afetar pessoas de todas as idade.
Falso! Podem surgir complicações (por exemplo, lesões oculares mais sérias), especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido.
Apesar de benigna, a Conjuntivite merece atenção e cuidados, especialmente no que toca à higiene dos olhos e no contacto direto com outras pessoas.
Ao identificar algum dos sinais ou sintomas acima referidos, não adie a consulta com um oftalmologista. Só um especialista o poderá guiar e indicar o tratamento correto.