Consulta de Cirurgia Vascular
A Cirurgia Vascular/Angiologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema circulatório além do coração e do sistema nervoso central, ou seja, as patologias das artérias, veias e linfáticos dos territórios ditos “periféricos”.

Além da avaliação clínica do doente, o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular realiza exames complementares não invasivos, como é o caso do eco-doppler carotídeo e vertebral e do eco-doppler arterial e venoso dos membros inferiores.

O tratamento, determinado pelo problema específico de cada doente, poderá envolver o recurso a cirurgia ou a métodos não cirúrgicos.
 

Locais e Horários

Sintra
Local
Sintra
Travessa da Portela
Edifício Cintramédica
(junto à estação CP da Portela de Sintra)
Horário de Consultas
2ª Feira 14h-20h
4ª Feira 17h-20h

Patologia Arterial


Doença Arterial Obstrutiva Aterosclerótica

A aterosclerose é uma doença evolutiva e progressiva em que as artérias endurecem e estreitam-se podendo, em determinadas localizações, haver obstrução completa à circulação de sangue. Este tipo de obstrução pode provocar doenças cerebrovasculares, insuficiência vascular mesentérica, hipertensão renovascular e isquemias dos membros superiores e inferiores.


Isquemia Crónica dos Membros Inferiores

Quando as artérias são afetadas com este tipo de doença, os doentes podem queixar-se de claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar), queda de pelos, atrofia das unhas e dos músculos, e até mesmo impotência. Nos estádios avançados podem surgir úlceras que não cicatrizam e que avançam para situações de gangrena dos membros. Em muitos casos é necessário proceder à revascularização dos membros, seja através de cirurgia direta (desobstrução, bypass) ou de procedimentos endovasculares (angioplastia/stenting).


Doença Cerebrovascular Extra-Craniana

A doença cerebrovascular extra-craniana e a consequente cirurgia de revascularização, da carótida e troncos supra-aórticos, poderão evitar um número significativo destes acidentes vasculares cerebrais, antes da ocorrência do chamado enfarto cerebral. A obstrução (estenose) das artérias carótidas e das artérias vertebrais, localizadas no pescoço, poderá ser responsável pelo acidente vascular cerebral, cujo quadro clínico dependerá da localização e duração da isquemia, podendo manifestar-se por perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios (acidente isquémico transitório) ou como défices neurológicos definitivos (enfarto cerebral). Quando estes sintomas são descobertos, devem ter as suas causas identificadas o mais rápido possível para iniciar o tratamento.


Aneurismas da Aorta e Periféricos

O aneurisma é a dilatação anormal e permanente de uma determinada artéria, no entanto é na artéria aorta que surgem com maior frequência. A sua principal complicação é a rotura, situação sempre de extrema gravidade, que pode culminar com o óbito do doente. O crescimento do aneurisma é progressivo, mas o ritmo com que ocorre é imprevisível. O aparecimento de sintomas, nomeadamente de dor, pode prenunciar a ocorrência de rotura. O diagnóstico do aneurisma da aorta faz-se com base em dados clínicos e requer apenas um alto índice de suspeição, apoiado num exame físico completo e pormenorizado. Os aneurismas periféricos são muito menos frequentes e o seu tratamento atempado evita complicações sérias como a trombose conducente a quadros de isquemia aguda do membro inferior, a rotura e a compressão de estruturas adjacentes.


Dissecção Aórtica

A dissecção aórtica, intimamente ligada à hipertensão arterial, é uma situação de grande complexidade e gravidade. Os aspetos fundamentais da doença são a necessidade de um pronto reconhecimento da situação clínica e a adoção de uma abordagem multidisciplinar nas diferentes etapas de evolução da doença.


Embolias Arteriais

As embolias arteriais são, na sua grande maioria, manifestações secundárias de uma doença cardíaca. A sua ocorrência constitui sempre uma grande emergência, a necessitar de medidas terapêuticas imediatas.


Angeítes, Arteriopatias Inflamatórias e Degenerativas

As angeítes, arteriopatias inflamatórias e degenerativas são condições clínicas raras, cujo tratamento e seguimento envolve várias especialidades médicas.


Síndromes de Compressão Vascular

Os síndromes de compressão vascular, dos quais o mais frequente é o síndrome do desfiladeiro torácico, são habitualmente acompanhados de sintomatologia neurológica resultante da compressão das estruturas nervosas que seguem em contiguidade com as artérias.


Malformações Vasculares

As malformações vasculares, classificadas em arteriais, arteriovenosas e venosas, são condições clínicas de extrema complexidade, com patogenia mal definida e repercussões gerais por vezes extensas e graves.

 

Patologia Venosa


Trombose Venosa

A trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Normalmente surgem nas veias da perna (barriga da perna), mas podem também surgir nas coxas e nos membros superiores.


Insuficiência Venosa Crónica

É uma anomalia do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência valvular, associada, ou não, à obstrução do fluxo venoso. Pode afetar o sistema venoso superficial, o sistema venoso profundo ou ambos. Esta doença afeta pessoas de todas as idades e está associada a varizes, úlceras e lesões tróficas dos membros inferiores.


Varizes dos Membros Inferiores

As varizes são dilatações de veias superficiais dos membros inferiores que alteram o fluxo e a direção da corrente sanguínea, podendo levar a formação de fibrose do tecido celular subcutâneo, úlceras (feridas) e a predisposição à trombose (obstrução de veias superficiais e profundas). Estima-se que entre 10 a 20% da população é afetada por esta doença. Existem diversos métodos de tratamento das varizes, sendo que todos eles visam a eliminação das veias insuficientes.

Tipos de Tratamento:
  • Extração cirúrgica;
  • Destruição térmica (coagulação);
  • Destruição química (esclerose).
Objetivos do tratamento:
  • Prevenção das complicações (flebites, úlceras, alterações da pele);
  • Alívio da dor, peso e edema (inchaço);
  • Melhoria da aparência do membro (estético).
     

Patologia Linfática

Apesar de raras, as patologias do foro linfático podem causar longos períodos de sofrimento e incapacidade. As patologias mais frequente são os linfedemas, que podem ser classificados como primários e secundários. Os primários são congénitos, são mais frequentes no sexo feminino e estão frequentemente associados a outras alterações congénitas. Os secundários são consequência da obstrução adquirida da drenagem linfática por doença oncológica, infeciosa, pós-cirúrgica ou pós-radioterapia. O tratamento é conservador e baseia-se fundamentalmente na utilização de contenção elástica, no repouso anti-ortostático e na aplicação de um regime de compressão externa mecânica e intermitente. O tratamento cirúrgico é inconstante e controverso.

Médicos da especialidade

Para marcar a sua consulta ligue-nos
ou faça já a sua marcação online

Acordos e Protocolos

Disponíveis para este Serviço
 
Os Acordos e Protocolos apresentados poderão não estar disponíveis para todas as opções. Caso pretenda informações mais detalhadas, entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente

Artigos e Notícias relacionados

Acompanhe o nosso blog

Rir é o melhor Remédio? Sem dúvida!
17 Janeiro 2024
Rir pode ser mesmo o melhor remédio na prevenção da doença. Fique a conhecer com ...
O que é a Trombose Venosa?
02 Outubro 2023
A Trombose Venosa refere-se à formação e presença de um coágulo de sangue num va ...
Maio, Mês do Coração: conheça as iniciativas da Cintramédica
24 Maio 2023
Em Maio, Mês do Coração, a Cintramédica dedicou uma especial atenção à prevenção ...
Eco-Doppler Cardíaco: um exame de referência para o seu coração
15 Maio 2023
O Eco-Doppler Cardíaco é um exame de Cardiologia que avalia a função cardíaca e ...
Aprenda a reconhecer os sintomas de um AVC
10 Maio 2023
Aprender a reconhecer sintomas de AVC pode ajudar a salvar uma vida ou a minimi ...
Diabetes e doenças cardiovasculares: conheça os fatores de risco
02 Maio 2023
A ligação entre diabetes e doenças cardiovasculares identifica-se nos fatores d ...
Rastreios Cardiovasculares na Cintramédica
02 Maio 2023
Faça o seu rastreio cardiovascular numa Cintramédica próxima de si e previna a s ...
Traumatismo crânio-encefálico nas crianças: o que é e quais os cuidados a ter
12 Abril 2022
A Dra. Lídia Nunes Dias, Neurocirurgiã Pediátrica na Cintramédica, ajuda-nos a p ...
Angina de peito: um sintoma de doença cardíaca
23 Fevereiro 2022
A angina de peito manifesta-se por uma dor no peito depois de um esforço intens ...
Plagiocefalia Posicional: como prevenir crânios achatados nos bebés
23 Fevereiro 2022
A plagiocefalia posicional pode ser contrariada. A Dra Lídia Nunes Dias, Neuro ...
Neurocirurgia Pediátrica: nova consulta na Cintramédica Sintra
27 Janeiro 2022
A Cintramédica Sintra coloca à disposição dos seus clientes a consulta de Neuroc ...
Doenças cardiovasculares nas mulheres: sintomas escondidos
28 Maio 2021
As doenças cardiovasculares afetam mais mulheres do que homens. Fique a saber po ...
Sequelas da COVID-19 no coração
19 Maio 2021
A Drª Carla Matias, Cardiologista da Cintramédica, ajuda-nos a perceber sinais e ...
Miocardiopatia: doenças silenciosas do coração
11 Dezembro 2020
A miocardiopatia é um termo genérico para uma série de distúrbios que afetam o m ...
Stress sob controlo para cuidar do seu coração
04 Novembro 2020
O stress crónico pode agravar alguns dos principais fatores de risco das doenças ...

Consultas relacionadas