Consulta de Neuropsicologia
A Neuropsicologia estuda as funções cognitivas e a neuroanatomia, pode ser vista como a disciplina que faz a ponte entre a psicologia e a neurologia. O seu âmbito de intervenção abrange sobretudo a avaliação das funções cognitivas, tais como:
- Atenção
- Perceção
- Funções executivas e raciocínio
- Memória
- Linguagem
Pode ser um precioso auxiliar de diagnóstico, pois contribui para a compreensão do funcionamento cognitivo do individuo na clarificação de quadros neurológicos e/ou psiquiátricos.
Consulta de Neuropsicologia
A Consulta consiste tipicamente numa avaliação neuropsicológica. Tem a duração de duas a três horas, podendo estender-se consoante as queixas apresentadas, a condição cognitiva e a velocidade da pessoa. Esta avaliação não descura a importância da dimensão do humor e da ansiedade e a sua influência no funcionamento cognitivo.
Áreas de Intervenção
- Distinção entre uma demência e um quadro de alteração do humor e/ou sua interrelação.
- Problemas de memória (naturais da idade ou por defeito cognitivo).
- Acompanhamento da evolução de determinado quadro neurológico (por exemplo, AVC, doenças de movimento, epilepsia, efeitos farmacológicos).
- Estimulação cognitiva.
Partindo da elevada capacidade de plasticidade das redes neuronais, recorre a estratégias que aproveitam as funções totalmente ou parcialmente preservadas. Tem como finalidade a recuperação das capacidades lesadas ou, perante a impossibilidade de reabilitação, a facilitação de adaptação a uma nova realidade, permitindo que o indivíduo atinja o seu máximo potencial no funcionamento psicológico e na autonomia para as atividades de vida diária.