Cintramédica no Dia da Saúde da Escola Secundária Santa Maria

11 Maio 2023    Notícia

A Cintramédica participou no Dia da Saúde da Escola Secundária Santa Maria, localizada na Portela de Sintra, realizado no passado dia 10 de maio, com rastreios visuais, uma aula de Fisioterapia e uma aula de Pilates Clínico.
 

Rastreios visuais a caminho da aula

A adesão aos rastreios visuais foi muito positiva. Durante a manhã foram inúmeros os alunos e professores a realizar o rastreio. Muitos, fizeram-no por curiosidade. Outros, por necessidade. como foi o caso de uma aluna do 12º ano que, apesar de usar óculos, afirmou que não ia a uma consulta de Oftalmologia “há mais de um ano”. Neste caso, o rastreio da Cintramédica foi útil para assinalar as dificuldades da jovem. “Tenho de ir fazer lentes”, desabafou. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia recomenda que o rastreio visual a crianças e adolescentes seja efetuado de 2 em 2 anos ou a cada ciclo escolar, sobretudo se a criança já for acompanhada em consulta ou se usar óculos.
 

Fisioterapia na sala de Biologia

Os alunos que compareceram na sala de Biologia 1 na manhã de 10 de maio tiveram outros “professores”. As Fisioterapeutas da Cintramédica tinham preparado uma aula, com uma componente teórica e outra prática, sobre como manusear pessoas acamadas, que tenham sofrido um AVC, ou que tenham, por alguma razão, de estar deitadas durante grandes períodos de tempo.
Neste contexto, as Fisioterapeutas começaram por sublinhar a importância de aprender a minimizar as zonas de pressão, de modo a que a pessoa deitada esteja sempre confortável e que se possa prevenir lesões decorrentes de estar imobilizada durante longos períodos de tempo. Posteriormente, foram demonstradas posições de transferência, por exemplo, da cama para uma cadeira de rodas, e como se deve proceder nestas manobras com segurança. Teoria dada, houve oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, assim como esclarecer algumas dúvidas com as Fisioterapeutas. Afinal, quem sabe se, um dia, esses conhecimentos não podem vir a ser úteis com alguém das suas famílias.
 

Pilates no Ginásio

Para poder dar a aula de Pilates, a terapeuta da Cintramédica teve de ligar o microfone para se fazer ouvir numa "turma" (na verdade eram 3) de mais de 60 jovens que fizeram questão de marcar presença nesta classe. Alguns deles, pediram mesmo dispensa da aula de Inglês para poderem participar nesta aula da Cintramédica. Bem dispostos, os jovens seguiram as posições demonstradas pela terapeuta com maior ou menor rigor, apesar de terem nota máxima na simpatia e entusiasmo.
Os rapazes, sempre bem dispostos, verificaram que, se calhar, ainda têm de trabalhar determinadas posturas que exigem maior flexibilidade e equilíbrio, duas funções motoras trabalhadas pelo Pilates. As raparigas, muitas delas já conhecedoras da versão dada nos ginásios, aproveitaram para corrigir posições e, no fundo, tirarem partido de uma aula de Pilates com uma profissional de excelência. No final, todos gostaram da experiência e prometeram não faltar à próxima sessão, quem sabe, na próxima edição da Feira da Saúde da Escola Secundária Santa Maria.