"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Neurocirurgia Pediátrica: nova consulta na Cintramédica Sintra

27 Janeiro 22   |   621
A subespecialidade de Neurocirurgia Pediátrica já tem uma nova consulta na Cintramédica Sintra. Esta especialização médica está particularmente vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças congénitas ou adquiridas na infância. Conheça este novo serviço.
 
Neurocirurgia Pediátrica: no que se debruça?
Esta subespecialidade, reconhecida pela Ordem dos Médicos, integra profissionais que estão especialmente preparados para lidar com patologias verificadas na infância, sejam adquiridas nos primeiros anos da criança ou que estejam presentes desde o nascimento.
Nesta fase da vida, o sistema neurológico ainda se encontra em desenvolvimento. É possível que possam ser detetadas eventuais anomalias no sistema nervoso da criança, como:
  • Epilepsia (episódios de convulsão)
  • Malformações de Chiari (malformações que provocam pressão na coluna vertebral)
  • Tumores
  • Craniossinostose (situação que ocorre quando os ossos do crânio da criança se fundem mais cedo do que o normal)
  • Disrafismo (como, por exemplo, espinha bífida)
  • Trauma e Hidrocefalia (com possibilidade de tratamento endoscópico intraventricular)
  • Espasticidade (rigidez ou dificuldade ao caminhar)
 
Multidisciplinaridade na construção do diagnóstico
No decorrer da prática clínica, a Neurocirurgia Pediátrica trabalha em estreita ligação com outras especialidades médicas. Num contexto complementar ao diagnóstico, o trabalho conjunto com as especialidades de Neurorradiologia, Imagiologia ou Neurologia podem ajudar a dirigir os equipamentos de TAC, Angio TAC, Ressonância Magnética, Eletromiografia ou de Eletroencefalograma. Por outro lado, e no decorrer do acompanhamento clínico, a Neurocirurgia Pediátrica, além da estreita relação com a Pediatria e a Pediatria do Desenvolvimento, trabalha com as especialidades de Oncologia, Endocrinologia, Imagiologia, Oncologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Ortopedia, Cirurgia Geral, Consulta da Dor ou Medicina Física e Reabilitação.
 
Marque a sua consulta
Muitas doenças do sistema nervoso central observadas nas crianças podem ser tratadas ou mitigadas com um acompanhamento especializado. Por isso, e caso necessite, marque uma consulta de Neurocirurgia Pediátrica e obtenha o acompanhamento de um médico especialista.
 
 
MARQUE A SUA CONSULTA