"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

O que é a Onicomicose? A nossa especialista explica

13 Julho 20   |   297

É a doença de origem fúngica nas unhas que surge com maior frequência na população em geral. Trata-se de uma patologia que pode causar dor, ter consequências nas atividades diárias e efeitos consideráveis na qualidade de vida de um indivíduo.

As principais características da Onicomicose são o espessamento, a descoloração e alteração do formato das unhas. Esta doença atinge maioritariamente as unhas dos pés uma vez que estes permanecem num ambiente fechado e húmido, a maior parte do tempo.

 

Quais as causas principais da Onicomicose?


As principais causas da onicomicose são:

  • Traumatismos
  • Uso repetitivo de calçado fechado e apertado
  • Excesso de suor
  • Pé de atleta

Outros fatores a ter em conta que podem contribuir para um processo de desenvolvimento mais acelerado da doença ou até atrasar o processo de regeneração são a Alteração Metabólica da Diabetes e a Alteração Vascular da Circulação Periférica.
 

Quais os tratamentos para a Onicomicose?


As unhas afetadas por agentes fúngicos podem ser tratadas e o agente infecioso pode mesmo ser eliminado com um diagnóstico e tratamento apropriado.

Numa primeira fase é escolhida, preferencialmente, a medicação via oral em conjunto com a aplicação de um regenerador da unha.

Existem tratamentos inovadores com recurso a equipamento de laser, com resultados muito eficazes em grande parte dos casos, que se revelam uma alternativa aos tratamentos convencionais na medida em que apresentam resultados mais rápidos e confortáveis para o paciente.

Para a realização de um diagnóstico correto de qualquer Onicopatia é necessário um bom exame físico para observar as alterações morfológicas e relacioná-las com a origem e localização das lesões.

Para mais informações sobre este assunto, consulte o seu Podologista.

Autor do artigo

Marta Maciel

Podologista