No dia Mundial da Diabetes alertamos para a consciencialização da escolha alimentar que fazemos, tendo em conta o valor nutricional dos alimentos que consumimos e a da informação que os rótulos nos transmitem.
Realizar uma alimentação equilibrada, reduzindo a ingestão de gordura, sal e hidratos de carbono contribui para a manutenção de um bom controlo da glicemia, assim como o colesterol, triglicéridos, pressão arterial e peso. E, desta forma diminuir o risco de aparecimento de outras complicações.
É aconselhável uma alimentação equilibrada não só para pessoas com Diabetes mas também para prevenir o seu aparecimento. Torna-se mais fácil fazer escolhas saudáveis se estivermos informados sobre a constituição dos alimentos que adquirimos. Os rótulos representam a identidade dos produtos que designam, revelam o nome do alimento, a sua constituição, o valor nutricional, entre outras informações. Sendo muito importante a sua correta leitura e interpretação, bem como estar atento a determinadas expressões e designações, tais como:
A Direcção Geral de Saúde sugere a consulta e utilização de um cartão – Descodificador de rótulos - que ajuda na comparação dos valores nutricionais (gordura, gordura saturada, açúcares e sal) aconselhados por 100 ml ou 100 mg e os produtos que escolhemos no momento da compra, ou quando estamos a cozinhar.
Aproveite para levar o descodificador de rótulos consigo quando for às compras, para fazer escolhas conscientes e adequadas. Opte por uma alimentação mais saudável, variada e equilibrada. Lembre-se também da importância do consumo de água no seu dia-a-dia.
Referências Bibliográficas:
A insónia é uma das perturbações do sono mais frequentes. Fique a conhecer algumas dicas úteis que lhe podem trazer uma boa noite de sono de volta.
A Dra. Carla Vera-Cruz, Fisiatra na Cintramédica, explica-nos os benefícios da atividade física nos idosos e a prática de exercício físico nestas idades.