Toxina Botulínica: em que consiste este tratamento de Medicina Estética

data de publicação28 Junho 2023 autor do artigo
Olga Bojarinceva Magalhães  |  Médica de Medicina Estética

A toxina botulínica é uma substância utilizada em diversos tratamentos médicos e estéticos, nomeadamente na redução das rugas do rosto.
Fique a conhecer o que é a toxina botulínica e como é aplicada no âmbito da consulta de Medicina Estética na Cintramédica, assim como benefícios e contraindicações.


O que é a toxina botulínica?

Pode parecer um nome estranho, mas a maior parte das pessoas conhece esta substância como “botox®”, que é o nome de uma das primeiras marcas de toxina botulínica a ser comercializada nos anos 1990. A toxina botulínica é uma forma purificada, produzida em laboratório, de uma neurotoxina proveniente da bactéria Clostridium botulinum. As propriedades desta neurotoxina bloqueiam os sinais químicos que levam os músculos a contraírem-se. Ao ser aplicada localmente, debaixo da pele, conduz a um relaxamento dos músculos dessa zona, permitindo suavizar linhas e rugas da face.
 

Tratamento realizado por um médico? Na Cintramédica sempre!

Os tratamentos com toxina botulínica podem provocar efeitos adversos potencialmente nefastos para a saúde das pessoas se não forem aplicados corretamente. Envolvem uma técnica minimamente invasiva, mas que, ainda assim, obriga a um conhecimento do corpo humano e da substância em si que só um médico pode garantir. Nesse sentido, e de modo a preservar a segurança do tratamento, na Cintramédica, os tratamentos com toxina botulínica são apenas realizados por médicos habilitados em Medicina Estética. Além disso, na Cintramédica, os tratamentos são sempre precedidos de uma consulta de avaliação em Medicina Estética, que permite realizar o tratamento com toda a segurança e de acordo com as necessidades de cada pessoa.


Aplicações da toxina botulínica em Medicina Estética

A Medicina Estética é uma atividade médica que trata diversas patologias, além de alterações estéticas reais ou percebidas pela própria pessoa. Nesse sentido destacamos as seguintes recomendações que podem ser alvo de um tratamento com toxina botulínica:

  • Suavizar rugas na face, nomeadamente na zona da testa, entre as sobrancelhas e à volta dos olhos (“pés de galinha”)
  • Sorriso gengival, ou seja, exposição exagerada das gengivas ao sorrir
  • Hiperhidrose, ou excesso de suor, nomeadamente nas palmas das mãos e dos pés
  • Ambliopia, ou olho preguiçoso, devido ao desequilíbrio nos músculos do olho. Também pode ser utilizado para corrigir o estrabismo
  • Espasmos musculares anormais, como por exemplo espasmos do pescoço ou tremores nos olhos
  • Enxaquecas, como tratamento auxiliar desta condição, adequado, sobretudo, para pessoas que têm 15 ou mais episódios de enxaquecas a cada 30 dias
  • Bexiga hiperativa, sendo a toxina botulínica útil também no tratamento desta condição
     
O que acontece numa sessão?

Após a consulta de avaliação clínica, o médico marca a sessão de tratamento com toxina botulínica, que será também realizado em consulta. No dia agendado, o médico limpa a área que será intervencionada antes de realizar o tratamento. Posteriormente, pequenas quantidades de toxina botulínica são injetadas na zona a tratar com uma agulha muito pequena e fina. O procedimento é praticamente indolor, podendo sentir-se apenas uma picada leve.
 

Após o procedimento

É muito importante seguir as recomendações do seu médico após a aplicação da toxina botulínica. De maneira geral, não deverá esfregar ou massajar as áreas tratadas pelo menos durante 24 horas. Será também desaconselhado deitar-se 2 a 4 horas após o procedimento. Por outro lado, é também recomendada a utilização de protetor solar com FPS adequado à sua pele na zona tratada. Ao seguir estes conselhos estará a prevenir que a toxina botulínica se alastre a outras zonas do corpo.
Poderá sentir alguns efeitos secundários até 48 horas após o tratamento, nos quais se inclui dor, inchaço ou ligeiro hematoma na zona tratada, dores de cabeça e do pescoço ou irritação ocular. Consulte o seu médico sobre o que fazer para aliviar estes sintomas ou se se prolongarem durante mais do que dois dias.
 

Resultados e duração do tratamento

Os tratamentos com toxina botulínica começam a demonstrar resultados em pleno a partir de 1 a 3 dias após o tratamento. No entanto, podem demorar cerca de uma semana até que o resultado final seja o esperado.

Dependendo da zona que for tratada e da reação do paciente ao tratamento, os efeitos da toxina botulínica podem durar cerca de 3 a 4 meses. É este o período mínimo aconselhável para um segundo tratamento.

 

Contraindicações

Os tratamentos médicos e estéticos com toxina botulínica, de uma maneira geral, não são recomendados a:

  • Mulheres grávidas e quem está a amamentar
  • Doentes com infeções na zona da pele onde o tratamento será aplicado
  • Doentes com doença autoimune
  • Pessoas alérgicas a toxina botulínica e a albumina (um tipo de proteína)
  • Pessoas com pálpebras descaídas (ptose)
  • Pessoas com alguma patologia neuromuscular
  • Pessoas cuja musculatura facial seja especialmente fraca

Autor do artigo

Olga Bojarinceva Magalhães

Médica de Medicina Estética