“Informar para Prevenir” é o lema da iniciativa da Cintramédica neste mês do “Outubro Rosa”. Este conhecido movimento global tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do Cancro da Mama.
“Informar para Prevenir” o Cancro da Mama
Na iniciativa deste ano, a Cintramédica convidou profissionais de saúde de diferentes áreas clínicas para destacar alguns momentos que as mulheres devem ter em conta para que o diagnóstico e tratamento do Cancro da Mama aconteçam em tempo útil.
“O rastreio é a melhor forma de prevenir o Cancro da Mama”, referiu a Dra. Catarina Gama Pinto, Ginecologista-Obstetra, frisando que este é um procedimento que uma mulher “não se pode esquecer!”. O Cancro da Mama também pode ser precocemente detetado com a ajuda do autoexame, uma prática que os especialistas desta área aconselham as mulheres a fazer periodicamente, de forma a conhecerem melhor o seu corpo e estarem atentas aos sinais de alteração. Neste
artigo de blog do site da Cintramédica pode aprender esta técnica passo a passo.
A mamografia é um dos métodos de prevenção e deteção desta doença, sendo “essencial para o acompanhamento da saúde da mulher”, como contou a Técnica de Radiologia Marta Pinto. É um exame que traz sempre alguma ansiedade, não só pela exposição do corpo, como também a sua realização, pois a espera pelo resultado envolve alguma preocupação.
Nos casos de cancro da mama diagnosticados, a Fisioterapeuta Patrícia Parente explicou que é necessária fisioterapia específica para promover a recuperação funcional. O tratamento aplicado visa a promoção da melhoria da qualidade de vida da mulher, servindo para corrigir a postura, restabelecer a mobilidade e o trofismo muscular no membro superior afetado, aliviando a dor nas cicatrizes e fazer a drenagem, caso seja detetado linfedema. Além disso, tem o papel de orientar e explicar os cuidados que a mulher deve passar a ter, bem como os exercícios mais adequados, não esquecendo todo o suporte emocional necessário neste período.
Cancro da Mama: dados atuais
O Cancro da Mama é um dos tipos de cancro mais comuns entre as mulheres. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, todos os anos são diagnosticados cerca de 7000 novos casos no nosso país.
O rastreio do Cancro da Mama é recomendado pela Direção-Geral da Saúde para toda a população feminina entre os 50 e os 69 anos. O risco pessoal desta doença afetar as mulheres é elevado. De acordo com o Registo Oncológico Nacional, o Cancro da Mama em faixas etárias abaixo dos 50 anos representa cerca de 25% de todos os casos diagnosticados.
Na clínica Cintramédica de Sintra, temos disponível a
Consulta da Patologia da Mama, que tem uma abordagem multidisciplinar, podendo contar com a ajuda de profissionais de várias especialidades médicas.