Como fazer o Autoexame da Mama?

data de atualização01 outubro 2024 artigo revisto por
Dra. Catarina Gama Pinto  |  Ginecologia
O autoexame da mama é uma técnica em que a própria pessoa pode examinar as suas mamas ou mamilos, podendo identificar problemas como nódulos, inchaços ou alterações na pele. Ao fazer esta avaliação, está a conhecer melhor o seu próprio corpo e poderá identificar sinais precoces de doenças como o cancro da mama.
Quando fazer o autoexame da mama?

É recomendado fazer esta avaliação uma vez por mês. No caso das mulheres em idade fértil, deve fazê-lo na primeira semana após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Para as mulheres que já passaram pela menopausa, o ideal é escolher um dia fixo do mês. Ou seja, este método leva pouco tempo e máximo benefício para entender eventuais evoluções mamárias.
Autoexame da mama: passo a passo
 

1 - Palpação de pé

De preferência durante o duche com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo e ponha a mão atrás da cabeça.
Com a mão direita, palpe cuidadosamente a mama esquerda. Com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo.
Palpe também a axila.
Não se esqueça, toda a mama deve ser palpada, mas dê particular atenção ao quadrante superior externo. Repita as mesmas manobras para a mama direita.

2 - Palpação deitada

De preferência com uma almofada debaixo da mama que vai palpar, cumpra o mesmo método utilizado para a palpação de pé. Divida a mama em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos faça a palpação de cada faixa de cima para baixo.

3 - Observação em frente ao espelho

Observe as duas mamas, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça.
Qualquer alteração na superfície, depressão, saliência ou rugosidade é importante. Pressione o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido ou se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo).

 

Fiz o autoexame da mama e senti algo. O que fazer?


Alterações na mama não significam que se trate de um caso de cancro. Sendo um órgão que é parte integrante da saúde da mulher, deve consultar um médico ginecologista para esclarecer a sua situação.

Especialistas desta área recomendam que a mama deve ser vigiada periodicamente, através de autoexame, ou em consultas e exames, que pode marcar nas clínicas Cintramédica.

CONSULTA DA PATOLOGIA DA MAMA

Artigo revisto por

Catarina Gama Pinto

Ginecologia

Faça o seu comentário

Envie-nos o seu comentário, questão ou opinião.

Alice Pereira
10 abril 2019
Muito obrigada foi muito elucidativo