A vitamina D é absolutamente fundamental para a fixação do cálcio nos ossos. A Dra. Filomena Lima Távora, médica de Medicina Geral e Familiar, revela-nos, em entrevista, quais as principais fontes de vitamina D e de que forma podemos garantir que temos níveis saudáveis deste nutriente no nosso organismo.
De uma forma geral, a vitamina D é uma hormona que é sintetizada ao nível da pele por exposição solar aos raios ultravioleta, mas também ao nível da alimentação.
Os alimentos que têm mais vitamina D são os peixes gordos, como a sardinha, o atum, a cavala, que também são mais ricos em ómega-3, e também os ovos.
A principal função da vitamina D é uma ação de fixação do cálcio, sendo que estes dois nutrientes são extremamente importantes ao nível da estrutura óssea. A ausência de vitamina D é a causa de uma doença que é a osteomalacia que consiste numa alteração da mineralização óssea.
A vitamina D é importantíssima para a estrutura do osso. A falta de vitamina D pode estar associada a alguma fadiga, cansaço, até algumas fraturas ósseas sem causa aparente.
Além dos alimentos que referi em cima, a exposição solar durante 15 minutos, duas vezes por semana e sem protetor solar é suficiente para garantir o aporte de vitamina D.
Através de uma colheita em Análises Clínicas. A análise que é pedida para a vitamina D é a 25 hidroxivitamina D, que é o valor de referência. Só deve ser iniciada uma terapêutica quando esse valor é inferior a 20 nanogramas por mililitro.
A Síndrome de Burnout conduz a um esgotamento generalizado do indivíduo. Saiba no que consiste e como evitar esta condição que afeta a qualidade de vida.