A asma brônquica é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias frequente que afeta todos os grupos etários. Esta constitui um sério problema de saúde pública a nível mundial, causa de mortalidade, necessidade utilização de cuidados médicos urgentes, hospitalizações e perda de produtividade laboral e escolar, principalmente se não controlada. A asma caracteriza-se por sintomas e limitação do débito expiratório variáveis. Os sintomas incluem pieira, tosse, falta de ar e opressão torácica (aperto no peito).
Até à data não há evidência de que os doentes asmáticos apresentem risco acrescido de infeção por coronavírus SARS-CoV-2 (vírus que causa a COVID-19). No entanto, as infeções virais são uma causa importante de agravamento dos sintomas da asma.
É fundamental que continue a tomar os medicamentos para a asma ou qualquer outra doença alérgica, prescritos pelo seu médico. O cumprimento da terapêutica para a asma é basilar, no entanto, outros cuidados incluem:
Fontes:
A Síndrome Inflamatória Multissistémica em crianças é uma condição decorrente da COVID-19. A Dra Laura Oliveira ajuda a perceber esta patologia.