"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Coronavírus e a Asma: Cuidados a ter

05 Maio 20   |   250

A asma brônquica é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias frequente que afeta todos os grupos etários. Esta constitui um sério problema de saúde pública a nível mundial, causa de mortalidade, necessidade utilização de cuidados médicos urgentes, hospitalizações e perda de produtividade laboral e escolar, principalmente se não controlada. A asma caracteriza-se por sintomas e limitação do débito expiratório variáveis. Os sintomas incluem pieira, tosse, falta de ar e opressão torácica (aperto no peito).

Até à data não há evidência de que os doentes asmáticos apresentem risco acrescido de infeção por coronavírus SARS-CoV-2 (vírus que causa a COVID-19). No entanto, as infeções virais são uma causa importante de agravamento dos sintomas da asma.

É fundamental que continue a tomar os medicamentos para a asma ou qualquer outra doença alérgica, prescritos pelo seu médico. O cumprimento da terapêutica para a asma é basilar, no entanto, outros cuidados incluem:

  1. Manter a distância social (mais de 2 metros), lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou solução alcoólica durante pelo menos 20 segundos e etiqueta respiratória
  2. Ventilar a casa com regularidade e proibir o fumo de tabaco dentro de casa
  3. Saber como tratar uma crise asmática e assegurar-se que tem a medicação sempre consigo
  4. Preferir os inaladores pressurizados e câmara expansora em detrimento dos nebulizadores (os últimos podem transmitir partículas respiratórias virais). As câmaras expansoras não devem ser partilhadas
  5. Fazer exercícios respiratórios diariamente
  6. Manter-se em contacto com o seu médico

​Em caso de suspeita de contágio por Coronavírus contacte o SNS24 (808 24 24 24), indicando os sintomas, a doença respiratória crónica, a medicação que faz habitualmente e a medicação que faz no caso de estar com uma crise asmática.

 

Fontes:

  • Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)
  • Associação Portuguesa de Asmáticos
  • Direção-Geral da Saúde
  • Global Initiative for Asthma (GINA)

Autor do artigo

Mónica Grafino

Pneumologista