"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

O Enfermeiro Responde: como efetuar a pega correta

03 Agosto 22   |   116
A pega correta é essencial para garantir o sucesso do aleitamento materno. Para tal, o Enfermeiro David Costa Pinto, Formador do Curso Pré-Parto e Parentalidade da Cintramédica, dá as suas recomendações para evitar posições incorretas que possam lesar as mamas da mãe e frustrar o bebé.

A pega correta:
  • Toque com o mamilo na boca do bebé
  • Direcione o mamilo para o céu da boca da criança
  • Garanta que o bebé tem a boca bem aberta
  • Certifique-se que a boca do bebé apanha a maior parte da aréola e dos tecidos circundantes da mama
  • Verifique se o lábio inferior está virado para fora, como se fosse uma "boca de peixe"
 
Consequência da pega incorreta
É importante fixar as recomendações acima descritas. Com o tempo e com alguma prática, a mãe e o bebé adaptam-se um ao outro, tornando os momentos de amamentação naturais e saudáveis.
Por isso, é importante garantir que se efetua uma boa pega desde o início para prevenir uma série de acontecimentos que podem vir a ter consequências para a saúde da mãe e do bebé.
Uma pega incorreta pode resultar em dor e feridas nos mamilos provocadas por fissuras. Pode ocorrer um fenómeno denominado "ingurgitamento", relativamente frequente durante a subida do leite, que pode resultar no endurecimento das mamas e conduzir a inflamações mais graves como as mastites. Em resultado o leite não é extraído com eficiência e o bebé pode ficar frustrado ou ainda recusar-se a mamar. Esse facto leva a que a mama passe a produzir menos leite com possíveis consequências para o ganho de peso do bebé.

Para conhecer mais dicas de amamentação clique no botão em baixo:

SAIBA MAIS

Aprenda a conhecer o seu bebé
Todos os bebés são diferentes e não há duas mães iguais. É importante ter em atenção alguns conselhos simples e práticos que podem facilitar o conhecimento do seu bebé e dar-lhe maior confiança para viver cada etapa da maternidade.
Se o seu bebé ainda não nasceu e as dúvidas começam a surgir, inscreva-se no Curso Pré-Parto e Parentalidade da Cintramédica e fique a conhecer esta e outras recomendações que, no futuro, se revelarão precisas. Felicidades!

CURSO PRÉ-PARTO