A Ginástica Hipopressiva é uma nova valência da Unidade de Medicina Física e Reabilitação da Cintramédica. Fique a conhecer no que consiste e quais os benefícios de frequentar as aulas de Ginástica Hipopressiva na clínica Cintramédica Sintra.
A ginástica abdominal hipopressiva é um conjunto de exercícios que têm como objetivo diminuir a pressão intra-abdominal e estimular a atividade reflexa da cintura abdominal e do pavimento pélvico.
Podemos destacar 3 vantagens principais da Ginástica Hipopressiva:
Uma vez que reforça os músculos abdominais e pélvicos, a Ginástica Hipopressiva contribui para um melhor funcionamento dos órgãos internos.
Alguns dos efeitos desta atividade são visíveis na reabilitação de determinadas patologias, como obstipação ou incontinência urinária, ou em condições específicas relacionadas com o avançar da idade.
O trabalho desenvolvido pelos exercícios da Ginástica Hipopressiva permite uma otimização da musculatura pélvica e abdominal da mulher, ajudando a fortalecer os principais músculos ativados no trabalho de parto, bem como a reabilitar a estrutura pélvica no período do pós-parto, prevenindo a diástase abdominal (afastamento dos músculos da barriga da mulher após a gravidez, situação que pode provocar saliências acima ou abaixo do umbigo, bem como flacidez abdominal e na prevenção das hérnias abdominais e inguinais).
A Ginástica Hipopressiva incide, sobretudo, num trabalho profundo, a nível interno, dos músculos abdominais. Além de todos os benefícios de reforço da musculatura pélvica e abdominal, é frequente um efeito estético visível numa acentuada definição da silhueta abdominal.
A Ginástica Hipopressiva não está indicada para pessoas com hérnia do hiato, hérnia do diafragma, situações do foro traumático ou cirúrgico da anca, joelho ou pé que impossibilitem as posições exigidas na aula. Está também contraindicada para pessoas com problemas cardíacos e de tensão arterial (hipotensão ou hipertensão) e grávidas.
As aulas de grupo vão decorrer no Ginásio do Piso 3 da clínica Cintramédica Sintra, têm uma duração de 45 minutos e cada turma é formada por um máximo de 3 pessoas. Estarão disponíveis também na modalidade de aula/sessão individual e são ministradas por um Fisioterapeuta com formação específica na área.
SAIBA MAIS
A microbiota intestinal é formada por biliões de microrganismos que são fundamentais à vida. Fique a saber no que consiste e o que fazer para a preservar.
A Cintramédica Abóboda é um posto de colheitas localizado no concelho de Cascais, especialista em análises clínicas desde 2017. Venha visitar-nos!