"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Rinite Alérgica: o que é e quais os principais sintomas

11 Maio 17   |   259

A rinite alérgica é uma das doenças alérgicas mais comuns, podendo associar-se, com frequência, a outras patologias como a asma brônquica e a sinusite.

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal e manifesta-se por esternutos (espirros), prurido (comichão), rinorreia (corrimento nasal) e obstrução nasal. Por vezes, podem surgir em simultâneo sintomas oculares, como lacrimejo, prurido ocular (comichão nos olhos) ou hiperémia conjuntival (olho vermelho).

As causas mais frequentes de rinite alérgica são os alergénios como os ácaros, pólenes, fungos e os pêlos dos animais. Algumas pessoas apresentam sintomas apenas em algumas épocas do ano, como na Primavera e no Outono, por exemplo.

O diagnóstico de rinite alérgica muitas vezes é tardio porque os sintomas são, frequentemente, desvalorizados ou interpretados como uma constipação. Existem vários estudos que alertam para o perigo de uma rinite alérgica não tratada poder, mais tarde, vir a associar-se a uma asma brônquica.

Para um correto diagnóstico da rinite alérgica devem ser realizados testes cutâneos alergológicos e/ou análises ao sangue. Os testes cutâneos são testes de alergia por picada, que permitem avaliar uma reação da pele às substâncias que causam alergias (alergénios) presentes nos fungos, ácaros, pólenes e pêlos dos animais.

Habitualmente o tratamento é feito através da toma de anti-histamínicos, costicosteróides intranasais e/ou vacinas anti-alérgicas. Existem ainda outros fármacos que podem ser usados e que ajudam a minimizar os sintomas da doença.


CONSULTA DE IMUNOALERGOLOGIA