A Neurologia Pediátrica, também denominada Neuropediatria, é uma sub-especialidade médica que trata do diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso em idade pediátrica (dos 0 aos 18 anos).
O que faz um Neuropediatra?
Tal como acontece noutras especialidades médicas, o Neuropediatra é responsável por diagnosticar e acompanhar as doenças neurológicas em idade pediátrica, avaliando o prognóstico, definindo a orientação terapêutica adequada e aconselhando as famílias.
O que é uma consulta de Neuropediatria?
A consulta de Neuropediatria é indicada para uma ampla variedade de situações, abrangendo tanto casos mais complexos como situações mais comuns.
Entre as patologias mais preocupantes, incluem-se:
- doenças neuromusculares - afetam os nervos e os músculos
- epilepsia - caracterizada por crises convulsivas ou alterações da consciência
- paralisia cerebral - envolve alterações do movimento e da postura devido a lesões cerebrais precoces
- doenças neurodegenerativas e neurogenéticas - que comprometem o funcionamento do sistema nervoso e têm, muitas vezes, origem genética.
Esta consulta também é recomendada para condições mais simples, mas frequentes na idade pediátrica, como:
- cefaleias e outras dores de cabeça
- tiques nervosos (movimentos ou sons involuntários)
- défice de atenção e hiperatividade (PHDA)
- perturbações do sono
- atrasos no desenvolvimento global, como dificuldades na fala e/ou audição, na marcha ou na interação social.
Quando se deve procurar um Neuropediatra?
Na maioria dos casos, a consulta de Neuropediatria é recomendada por indicação do Pediatra, quando existem sintomas que justifiquem uma avaliação neurológica mais aprofundada.
O Neuropediatra tem uma abordagem multidisciplinar e, sempre que necessário, colabora com outras especialidades, promovendo um acompanhamento mais completo da criança ou adolescente. Entre as áreas frequentemente envolvidas estão:
- genética
- neurocirurgia
- psiquiatria infantil
- pediatria
- terapia da fala
- fisioterapia
O que é que o Neuropediatra faz na primeira consulta?
Na primeira consulta, o Neuropediatra faz a recolha do histórico clínico da criança ou adolescente e uma avaliação física.
Se necessário, poderá solicitar exames complementares que podem ser: eletroencefalograma (EEG) para atividade cerebral, ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TAC) para imagens do cérebro e coluna e análises ao sangue.
O objetivo da Neuropediatria é diagnosticar, minimizar os efeitos de doenças neurológicas e melhorar a qualidade de vida da criança ou adolescente.
Saiba mais sobre a
Consulta de Neurologia Pediátrica