Fisioterapia Neurológica: promover a neuroplasticidade para a reabilitação neurofuncional

data de publicação16 Novembro 2023 artigo revisto por
Carla Vera-Cruz  |  Fisiatra

A Fisioterapia Neurológica é uma área da Fisioterapia que se dedica à prevenção e tratamento e reabilitação de patologias do foro neurológico, como as sequelas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), traumatismos cranianos, assim como, por exemplo, de patologias neurodegenerativas como a doença de Parkinson. Os principais objetivos da Fisioterapia Neurológica são a recuperação da mobilidade funcional, da força, equilíbrio e da coordenação da pessoa afetada. Para tal, muito contribui o conceito de neuroplasticidade, que consiste na capacidade que o cérebro tem em formar novas ligações entre os neurónios após uma determinada zona ser afetada.
 

Neuroplasticidade: quando o cérebro se reinventa

Até meados da década de 90, pensou-se que não havia possibilidade de reparação ou alteração do Sistema Nervoso Central (SNC) após uma lesão traumática ou decorrente de um AVC ou de outra patologia. No entanto, tem-se vindo a concluir que o cérebro tem a capacidade de se reorganizar, adaptar e criar novas ligações que permitem que a pessoa afetada recupere algumas funções. Essa capacidade de recuperação do cérebro é conhecida como neuroplasticidade. Ao longo da vida, o cérebro tem a capacidade de criar novos neurónios e ligações entre eles (sinapses). No entanto, à medida que envelhecemos, essa capacidade pode entrar em declínio, mas não chega a cessar. Hoje sabemos que podem surgir novos neurónios em certas partes do cérebro até ao dia em que morremos. Deste modo, a neuroplasticidade do cérebro pode ser estimulada graças a uma terapia de reabilitação neurológica que invista na repetição de movimentos, ajudando a criar novas ligações entre neurónios em locais não afetados do cérebro, o que pode conduzir à recuperação, pelo menos parcial, de algumas funções perdidas.
 

Como atua a Fisioterapia Neurológica?

A reabilitação do paciente neurológico é um caminho exigente, uma vez que cada pessoa reage de forma diferente à terapia. De modo a procurar os melhores resultados na reabilitação neurológica é fundamental a intervenção de uma equipa multidisciplinar. Nesse sentido, a Equipa de Reabilitação constituída por Médico Fisiatra, Fisioterapeuta, Enfermeiro de Reabilitação, Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional, Psicomotricista, Neuropsicólogo, atua em sinergia com outros profissionais de saúde, como sejam, Neurologistas, Internistas, Enfermeiros, centrando a sua ação no doente e sua família/cuidadores.
Após uma avaliação, o Fisioterapeuta põe em prática um plano terapêutico com objetivos considerados realistas que possam devolver, pelo menos em parte, uma mobilidade funcional que permita ao paciente voltar a ter autonomia e independência nas suas atividades diárias. Para tal, e de modo a ativar a neuroplasticidade do cérebro, a reabilitação em Fisioterapia Neurológica pode propor:

  • Conjunto de exercícios que visem o equilíbrio e adaptação às transferências de peso (passar o apoio de um pé para o outro, por exemplo)
  • Treino de equilíbrio e marcha adaptado a cada indivíduo
  • Treino de adaptação às posições de decúbito (deitado, sentado, em pé) até à marcha
  • Prática de atividades diárias (higiene pessoal, vestir, refeições, etc.)
  • Treino de reeducação ao esforço
  • Treino cognitivo adaptado ao movimento

 

Quais principais indicações?

A intervenção da Fisioterapia Neurológica dedica-se à reabilitação de diversas condições e patologias que afetem o sistema nervoso. Entre as principais destacam-se:

  • Distúrbios de natureza vascular, como o AVC isquémico ou hemorrágico
  • Traumatismos cranianos ou vertebro-medulares
  • Doenças do sistema nervoso periférico, como o Síndrome do Túnel Cárpico, Paralisia Facial Periférica ou a neuropatia periférica associada a diabetes
  • Outros distúrbios estruturais, como os tumores cerebrais ou medulares, distrofias musculares, miastenia gravis ou síndrome de Guillain-Barré.
  • Doenças degenerativas como a doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Alzheimer ou doença de Huntington
  • Lesões do SNC provocadas por infeções como a meningite, encefalite, poliomielite e abcessos cerebrais

 

Reabilitação Neurológica na Cintramédica

Na Unidade de Medicina Física e Reabilitação da Cintramédica vai encontrar médicos Fisiatras experientes na planificação e avaliação de planos terapêuticos em Fisioterapia Neurológica, assim como Fisioterapeutas dedicados na execução dessas terapias desenhadas à medida de cada caso.
Marque a sua Consulta de Fisiatria e dê início à sua Reabilitação Neurológica.

CONSULTA DE FISIATRIA

Artigo revisto por

Carla Vera-Cruz

Fisiatra