70% dos portugueses sofrem de dores nas costas

data de publicação14 Abril 2017 artigo revisto por
Carla Vera-Cruz  |  Fisiatra

Sete em cada dez portugueses sofrem de dores nas costas, mas poucas pessoas sabem a quem recorrer quando têm dores.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia as “doenças degenerativas da coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo”.

Na maioria dos casos, as pessoas desvalorizam as queixas e não procuram ajuda, quando na verdade há tratamentos capazes de diminuir ou mesmo eliminar a dor. A idade, o esforço, o sedentarismo, os movimentos incorretos e uma postura errada são os principais fatores de risco para o aparecimento de dores na coluna.

De forma a prevenir e diminuir o risco de incidência destas lesões, a equipa de Fisioterapia da Cintramédica elaborou um conjunto de dicas que o vão ajudar a evitar dores nas costas:

1) Carregar corretamente bolsas, sacolas, malas: Distribuir o peso igualmente nos dois braços. Evitar sobrecarregar apenas um lado do corpo, que pode ocasionar contração assimétrica dos músculos paravertebrais e, consequentemente, dor.

2) Fazer exercício físico: O exercício físico é excelente para a coluna porque fortalece os músculos e ajuda a melhorar a postura.

3) Fazer alongamentos: Os alongamentos ajudam a diminuir e prevenir as dores na coluna, melhorando a sua mobilidade e flexibilidade.

4) Agachar corretamente: O ideal é dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta.

5) Evitar andar de salto alto: Diminui o comprimento dos músculos, cria deformações ósseas e altera a postura.

6) Adotar uma postura correta:

  • Em Pé - Distribuir o peso igualmente pelos membros inferiores, costas direitas, ombros para trás e cabeça alinhada.
  • Sentada – Sentar em cima dos membros inferiores com as pernas a fazer um ângulo de 90º com o tronco, sempre com os pés bem apoiados. Não deve permanecer muito tempo sentado.
  • Deitada - Usar almofadas adequadas. Evitar dormir com muitas almofadas. Se costuma dormir de lado, utilize uma almofada entre os joelhos.

Artigo revisto por

Carla Vera-Cruz

Fisiatra