"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Teste à COVID-19 na saliva já disponível na Cintramédica

23 Março 21   |   15410

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica já tem disponível a análise para a COVID-19, por método de RT-PCR, realizada a partir da saliva. O recurso a esta amostra tem inúmeros benefícios para os clientes, mantendo toda a sensibilidade característica do método RT-PCR, considerado como a referência para o diagnóstico da COVID-19.

 

Colheita por saliva - método não invasivo

O diagnóstico da COVID-19 é realizado a partir de amostras do trato respiratório superior ou inferior. A maior parte dessas amostras é obtida por métodos de colheita relativamente invasivos, tecnicamente exigentes e desconfortáveis para o paciente.

A possibilidade de utilizar a saliva para a pesquisa do vírus SARS-CoV-2 foi recentemente aprovada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e oferece o mesmo rigor de diagnóstico que a tradicional zaragatoa nasofaríngea e orofaríngea, com a vantagem acrescida do conforto e facilidade de colheita.

 

A quem se destina?

A análise a partir da saliva está indicada sobretudo no contexto do rastreio comunitário, podendo ser utilizada em:
- Crianças;
- Pessoas com traumatismos e desvios no septo nasal;
- Doentes crónicos sujeitos a testagem regular;
- Grupos profissionais que sejam submetidos frequentemente a testes à COVID-19.

Por se basear numa amostra fácil de recolher, o teste de saliva pode aumentar significativamente a capacidade de testagem da população e promover a realização de testes rigorosos em locais como escolas, empresas, instituições de saúde, aeroportos e lares.

 

A mesma eficácia e maior conforto

O avanço do conhecimento científico sobre a COVID-19 e os inúmeros estudos realizados à escala mundial, demonstraram que a utilização da saliva para a análise de RT-PCR é um bom método alternativo à zaragatoa tradicionalmente utilizada. Vários estudos já identificaram a presença de vírus SARS CoV-2 na saliva, fruto de uma migração dessas partículas ao longo do trato respiratório. Esta amostra, colhida na língua e na cavidade oral, demonstrou conter RNA do vírus SARS CoV-2 em qualidade suficiente para a deteção viral por RT-PCR e com elevadas taxas de sensibilidade e especificidade.

Por outro lado, para o cliente, a recolha de saliva é muito mais confortável, retirando muito do estigma existente na colheita por zaragatoa, facilitando a testagem e aumentando a capacidade de controlo da pandemia.

 

Marque a sua Análise PCR COVID-19 na saliva

O Laboratório de Análises Clínicas Cintramédica disponibiliza a análise de PCR COVID-19 na saliva, em todos os seus locais de testagem COVID-19, assim como ao domicílio.

Faça já a sua Marcação Online de forma rápida, eficaz e confortável.

Christina
10 Maio 2022
How long after test will I receive the results?
Hi Christina,

Thank you very much for your question.
You should expect a Rt-PCR test result within 24 to 48 hours. For urgent results please inform us upon the booking of your test. An additional fee may be charged.
Antigen test results are given on the same day. 

Best regards
Cátia henriques
25 Março 2022
Boa noite Qual o preço do pcr saliva a particular? Comunicam logo o positivo? Obrigada
Cara Cátia Henriques,
Pode encontrar os valores a particular dos vários testes à COVID-19 aqui.
Recordamos que apenas a colheita do teste é que é diferente da colheita por zaragatoa nasofaríngea. O Teste PCR (saliva) é uma pesquisa do vírus SARS-CoV-2 pelo método RT-PCR, considerado o método de referência para o diagnóstico da COVID-19. Nesse sentido, o prazo de entrega de resultados é igual ao do Teste PCR por zaragatoa nasofaríngea.
Recordamos ainda que existe uma recomendação de preparação para a colheita específica do Teste PCR (saliva), que será não fumar ou ingerir alimentos pelo menos 30 minutos antes da realização do teste.
Para mais dúvidas poderá consultar a nossa página de Ajuda aqui ou visitar a página do Teste PCR (saliva).
Qualquer dúvida estamos ao dispor

Muito obrigado

Cumprimentos