É tão frequente que arrisco dizer q é mais fácil eu estar que não estar.
Me surgiu então essa dúvida se pode ser causada por conta da medicação.
Obrigado.
A Hipocoagulação oral é um tratamento que utiliza anticoagulantes orais para tornar o sangue mais fluido, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos. A administração destes fármacos tem como objetivo não só evitar os possíveis coágulos na corrente sanguínea (trombos), como também doenças que estes possam provocar no sistema circulatório, nomeadamente acidente vascular cerebral (tromboses) ou embolia pulmonar.
A quantidade de anticoagulante a tomar varia de pessoa para pessoa e depende do seu estado clínico. Para que seja possível medir o grau de coagulação do sangue e calcular o INR (Rácio Internacional Normalizado), é necessário que o doente realize análises ao sangue a cada 4-6 semanas. Só depois das análises é possível determinar a dose diária do medicamento.
O controlo periódico de anticoagulação permite ao médico ajustar a dose diária a tomar de forma a manter os níveis terapêuticos seguros. Os medicamentos mais utilizados neste tratamento são o Varfine® (varfarina) e o Sintrom® (acenocumarol).
O doente anticoagulado não deve alterar a dose diária por iniciativa própria, cumprindo exatamente a dose indicada na tabela do registo do hipocoagulado. Esta dose pode variar entre um quarto, meio, três quartos, 1 ou 2 comprimidos, dependendo dos resultados obtidos. É também aconselhável que a toma do comprimido seja feita todos os dias à mesma hora, de preferência antes do jantar.
Os níveis de coagulação devem ser mantidos dentro de um intervalo indicado pelo seu médico. Valores de INR inferiores ao intervalo terapêutico aumentam o risco de sofrer uma trombose ou embolia, enquanto valores superiores aumentam o risco de hemorragias espontâneas ou pequenos traumatismos. Caso tenha sintomas como dor de cabeça súbita, perda ou alterações súbitas de visão e perda de fala, dirija-se às urgências médicas.
Sempre que se esquecer de tomar a dose diária, não deve alterar a rotina nem tomar a dose esquecida. Continue com a dose diária nos dias seguintes, conforme o plano definido e mencione o facto ao médico.
Deve ainda evitar exercícios violentos, devido ao risco de hemorragias e situações que podem provocar quedas.
Informações Importantes
O VIH é o vírus que provoca a SIDA. Apesar de não haver cura, é possível controlar a progressão da doença com medicação antirretroviral. Conheça a doença.
A insuficiência cardíaca é uma patologia caracterizada pela dificuldade que o coração tem em fazer chegar nutrientes e oxigénio ao resto do corpo.