É natural que as crianças até aos 5 anos troquem os sons durante o processo de aquisição da fala. A partir dessa idade todas as crianças já estão aptas a produzir todos os sons, inclusive os mais complexos. No entanto, o simples facto de a criança não produzir um fonema que seja esperado para a sua idade, por si só, não constitui motivo de alarme.
Normalmente estes problemas na aquisição da fala caracterizam-se pela dificuldade na produção dos sons (fonemas).
• Troca: barata por balata
• Omissão: pedra por peda, palhaço por paiáço, zebra por zeba
• Distorção: sons muito próximos mas diferentes do padrão /f/ por /v/ faca por vaca
Estas alterações (omissão, substituição ou distorção) irão criar dificuldades na leitura e na escrita, assim como fala irá escrever, criando dificuldades na compreensão e interpretação dos enunciados.
Quanto mais cedo for identificada a dificuldade da criança, mais rápida e eficaz é a intervenção em terapia da fala.
• 12 Meses – 18 Meses: a/e/i/o/u/
• 18 Meses – 24 Meses: p/ b/ m/ t/ d/ n/ nh/ k/ g/ v/ f/
• 2 Anos - 3 Anos: z/ s/ j/ ch/
• 3 Anos – 4 Anos: l/ rr/
• 4 Anos – 5 Anos: lh/ r/
• 5 Anos – 6 Anos: pl/ bl/ tl/ kl/ gl/ fl/ pr/ br/ tr/ dr/ kr/ gr/ fr/ vr/
O bullying é uma agressão continuada no tempo que se pode iniciar em contexto escolar. A Psicóloga Joana Sousa Teles ajuda-nos a perceber como o prevenir.
Conheça as principais manifestações da Ansiedade nas crianças, assim como orientações da Psicóloga Patrícia Rebelo que vão ajudar as famílias a ultrapassarem juntas as dificuldades.