À nascença, o corpo humano é constituído por 75% de água, percentagem que vai diminuindo à medida que a idade avança. A água é assim um bem essencial ao funcionamento do organismo, que se perde pela respiração, transpiração, urina e fezes e por isso necessita de ser reposta através do seu consumo.
A importância do seu consumo diário vai ao encontro da manutenção da saúde e bem-estar, e consequente bom desempenho nas atividades do dia-a-dia.
A Direção Geral de Saúde define “valores de referência para a ingestão de água proveniente de bebidas (litros/dia)”, representados na tabela. No entanto, estes valores são recomendados para pessoas saudáveis, tendo em consideração que as necessidades de ingestão hídrica podem variar e depender de diversos fatores como situação de doença, atividade física, entre outros.

Este bem precioso, quando consumido nas quantidades recomendadas, contribui para:
- Regulação da temperatura
- Regulação do trânsito intestinal, prevenindo a obstipação
- Menor esforço renal
- Menor esforço cardíaco
- Eliminação de resíduos desnecessários ao organismo, através da urina
- Prevenção de infeções urinárias
- Aumento do desempenho físico e cognitivo
- Preservação da elasticidade da pele
Dicas:
- Beber pequenas quantidades de água de cada vez e fazê-lo frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede
- Deve aumentar o consumo de água se:
- Realizar atividade física que o faça transpirar
- Se a temperatura ambiental estiver elevada
- Apresentar sintomas e sinais, tais como:
- Sede
- Urina de cor intensa, turva ou com odor
- Cansaço e falta de concentração
- Dor de cabeça
- Febre e/ou Diarreia
No caso de apresentar vómitos deve também aumentar o consumo de água, no entanto deverá esperar uma hora após o vómito e aumentar gradualmente o consumo de água, começando com uma colher ou pequenos goles, para prevenir a recorrência do episódio.
- Opte por água engarrafada para consumo direto ou cozinhar, e não da rede pública, se a água for imprópria para consumo (quando viajar para países em que o tratamento de água é deficitário, por exemplo).
- Ingerir alimentos ricos em água como sopas, saladas e fruta
Alerta: Se tem recomendação médica para restringir a quantidade de água que deve ingerir por dia, deve segui-la. Esta recomendação pode estar relacionada com a patologia que apresenta, sendo nesse caso benéfico para a sua saúde e bem-estar.
Referências bibliográficas:
- Direção Geral de Saúde – Blog Nutrimento - O PNPAS e a Promoção da água. Consultado em:
https://nutrimento.pt/noticias/agua-bebida-do-verao/
- Direção Geral de Saúde, 2014 – HIDRATAÇÃO ADEQUADA EM MEIO ESCOLAR. Consultado em: http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1448969202hidrata%C3%A7%C3%A3oemmeioescolar_digital.pdf