O açúcar é frequentemente apontado como um dos principais vilões da saúde oral. O seu consumo excessivo está diretamente associado ao aparecimento de cáries, doenças gengivais e outros problemas dentários. Há alimentos e bebidas com açúcar “escondido” e nem sempre percebemos a quantidade que ingerimos na nossa dieta. Alimentos processados como molhos, pães ou refrigerantes contêm grandes quantidades de açúcar, mesmo que não sejam doces. Esses e outros produtos podem ser prejudiciais para a saúde oral.
Como é que o açúcar afeta os nossos dentes?
Formação das cáries
Quando ingerimos alimentos ou bebidas com açúcar, as bactérias presentes na nossa boca utilizam esse açúcar para produzir ácidos. Os ácidos atacam o esmalte dentário, a camada protetora dos dentes, levando à desmineralização e ao enfraquecimento da estrutura dentária. Com o tempo, acontecem ataques repetidos que podem resultar na formação de cáries. Curiosamente, não é apenas a quantidade de açúcar consumida que influencia o risco de cáries, mas também a frequência com que é ingerido. Cada vez que consumimos açúcar, os ácidos produzidos pelas bactérias atuam nos dentes em 20 minutos. Ou seja, lanches constantes ao longo do dia mantêm os dentes num estado de ataque quase contínuo, aumentando o risco de danos.
Sensibilidade e dor
Quando o esmalte é desgastado, a dentina (camada interna do dente) pode ser exposta, causando sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces.
Placa Bacteriana
O açúcar alimenta as bactérias da placa bacteriana, aumentando a formação dessa substância pegajosa nos dentes, que pode levar à inflamação gengival, ou seja, Gengivite.
Como minimizar os efeitos do açúcar nos dentes?
- Tenha uma higiene oral adequada. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite) e use o fio dentário para remover resíduos alimentares e bactérias. A escovagem deve ser efetuada 30 minutos após o consumo de açúcares, de forma a evitar desgaste dentário (erosão ácida).
- Opte por uma dieta equilibrada. Reduza o consumo de açúcares, principalmente entre refeições e à noite. Não se esqueça que o pior consumo do açúcar é ingeri-lo frequente, sendo preferível comer uma maior porção de uma só vez do que ir comendo ao longo do dia. Escolha alimentos naturais como frutas, vegetais e grãos integrais.
- Use flúor. Com uma capacidade de fortalecer o esmalte dentário, o flúor aumenta a resistência dos dentes ao ataque ácido das bactérias. Por essa razão, é importante o uso diário de uma pasta dentífrica fluoretada.
- Visite regularmente o seu Higienista/Dentista. Consultar um Higienista ou Dentista pelo menos 2 vezes por ano permite a identificação precoce de doenças orais e a realização de destartarizações para remoção de bactérias calcificadas, conhecidas por tártaro.
Embora o açúcar seja amplamente consumido, o seu impacto na saúde oral não deve ser subestimado. Adotar hábitos de prevenção e reduzir a ingestão de açúcares são passos essenciais para manter dentes saudáveis ao longo da vida. Afinal, a saúde oral não é apenas uma questão de estética, mas também um reflexo da nossa saúde geral.