Petiscos saudáveis nos Santos Populares

data de publicação05 junho 2023 autor do artigo
Marília Palma  |  Nutricionista
Podemos encontrar petiscos saudáveis, do ponto de vista nutricional, nos arraiais, festas e romarias dos Santos Populares? Certamente que sim! De Santo António a São Pedro, os Santos Populares de junho são motivo de festa e convívio, o que, à boa maneira portuguesa, significa também celebrar à volta da mesa.
Os Santos Populares são perfumados pelo cheiro irresistível da sardinha assada, das bifanas e do conforto do caldo verde, acompanhados por uma cerveja fresquinha ou por um copo de vinho. O truque é, como sempre, não exagerar nas doses, de modo a que no final da festa não haja arrependimentos.
Fique a conhecer os petiscos saudáveis típicos dos Santos Populares e dicas para que o seu consumo seja nutricionalmente adequado.
 
Sardinha assada: amiga do coração e boa para os ossos

168 kcal por cada 100 g

É a rainha dos Santos Populares! Não há maior clássico, seja no prato ou no pão. Além de muito saborosa, a sardinha é rica nutricionalmente. Fornece-nos ómega 3, um ácido gordo extremamente importante para o nosso organismo. Um dos principais benefícios dos alimentos ricos em ómega 3 é a prevenção das doenças cardiovasculares, auxiliando na diminuição do colesterol e dos triglicéridos. Por outro lado, o ómega 3 ajuda também na diminuição do mau colesterol (LDL) e privilegia a produção do bom colesterol (HDL).
Além disso é uma fonte natural de proteínas de alto valor biológico (25,9 g por cada 100 g), magnésio, ferro, fósforo e ainda vitaminas (A, B, D, E e K).
Por outro lado, é recomendado às mulheres na menopausa o consumo deste peixe sazonal, uma vez que é rico em vitamina D e cálcio, dois elementos que ajudam a prevenir a osteoporose.
A melhor forma de consumir a sardinha, preservando as suas propriedades e com menos calorias, é mesmo assada na brasa.
Uma das formas tradicionais de comer a sardinha nos Santos Populares é no pão. Neste sentido, recomendamos que use sempre a mesma fatia, poupando assim algumas calorias.
Quanto ao acompanhamento, sugerimos uma bela salada de tomate, rica em vitamina A, vitamina C e fibra. A salada de tomate liga ainda muito bem com pimento assado, equilibrando da melhor forma a refeição.
 
Bifanas: cuidado com a confeção

Entre 250 kcal e 400 kcal por refeição

A bifana do pão é, muitas vezes, a escolha dos que não apreciam tanto a sardinha assada. Se optar por uma bifana, fique a saber que quanto mais carne e mais molho no pão melhor. Do ponto de vista nutricional é rica em proteína mas tem alguma gordura, consoante os ingredientes usados na sua confeção. De acordo com o seu tamanho e quantidade de carne e molho que possa ter a bifana, poderá variar entre as 250 a 400 kcal.
 
Caldo Verde: tesouro nacional!

106 kcal por prato de sopa

É uma das sopas mais típicas da nossa gastronomia. Se optar por iniciar a refeição com um belo caldo verde vai ajudar a controlar o apetite, aumentar a saciedade, o que acaba por reduzir a quantidade de alimentos dos outros pratos da refeição. Este maravilhoso tesouro nutricional é feito com batata, cebola, alho, azeite e couve. A couve é uma fonte de fibras, cálcio, magnésio, vitamina A e vitaminas do complexo B. Nada como começar a festa com um caldo verde e, se colocar só uma rodela de chouriço na tigela de barro, não irá comprometer a sua linha.
 
Caracóis: petiscos saudáveis típicos desta época

85 kcal por cada 100g

Os caracóis fazem parte dos petiscos mais apreciados nos Santos Populares. São um alimento sazonal, sendo recomendado consumi-los nos meses sem R” (de Maio a Agosto). É nesta altura do ano que têm o tamanho ideal e se tornam muito interessantes do ponto de vista nutricional.
Os caracóis são uma excelente fonte de proteínas (16 g/100 g), são pobres em gorduras (apenas 1 g/100 g) e ainda em calorias (85 kcal/100 g). Além disso, os caracóis são ricos em magnésio, fósforo, vitamina E e cobre.
Quando confecionado da típica maneira portuguesa, são uma das melhores opções de petiscos saudáveis para o Verão sem furar a dieta. Sendo um alimento sazonal, desfrute enquanto é tempo dele, aproveitando as suas melhores características nutricionais e as poucas calorias. Não se esqueça é de não abusar do pão no molho!
 
Morcela assada: o enchido mais saudável

95 kcal por rodela

A morcela é um enchido muito característico dos arraiais. Mas quando estamos a tentar algum cuidado com a nossa alimentação, só a palavra “enchido” já nos fica como proibida na cabeça. A vantagem da morcela, quando comparada com outros enchidos, é que, por ser feita à base de sangue, é uma boa fonte de ferro e zinco. Desta forma, uma vez que não tem outros ingredientes característicos de enchidos com mais gordura, faz com que uma rodela de morcela tenha apenas 95 kcal. É a típica entrada que podemos provar sem colocarmos em risco a nossa linha.
 
Tremoço: boa proteína, mas cuidado com o sal

124 kcal por cada 100 g

Os tremoços são um dos aperitivos mais consumidos na época do Verão. Podem ainda ser consumidos em salada ou em húmus. São uma leguminosa rica em proteína que, por essa razão, aumenta a saciedade e reduz o apetite. Tem uma boa quantidade de fibra, o que ajuda na regulação do colesterol e glicemia, promovendo uma saudável flora intestinal devido à presença de fitoquímicos. Além de pouco calórico, o tremoço tem 16 g de proteína e 2,4 g de gordura. O único inconveniente, e com o qual devemos ter especial atenção, é o teor de sal. Recomendamos que consuma tremoços naturais e que os tempere com especiarias.
 
Álcool: moderação é a palavra de ordem
Típico de qualquer arraial dos Santos Populares é o consumo de álcool que se quer sempre com moderação. Muitas vezes fugimos dos hidratos de carbono como o pão (que têm 4 kcal por 1 g), mas o álcool tem mais calorias que os hidratos (cerca de 7 kcal por 1 g). Quanto maior for o volume de álcool numa bebida, mais calorias terá, característica que partilha com as bebidas doces como os refrigerantes. Muito importante é perceber que, quanto maior for a quantidade de álcool consumido, maior será o estrago que, mais tarde ou mais cedo, podemos ver na balança.
As bebidas alcoólicas típicas dos arraiais de Verão são a imperial, o vinho tinto e a sangria. Olhando para as calorias por cada 200 ml, um copo de vinho tinto tem cerca de cerca de 125 kcal, de sangria chega às 150 kcal, e uma imperial tem 64 kcal. A escolha deve ser feita perante o gosto e uma boa dica é ir intervalando cada copo com uma garrafa de água.
 
Recomendações para um arraial mais saudável
Nos Santos Populares e nas festas deste Verão a sugestão é começar com um belo caldo verde, provar uma rodela de morcela, picar uns caracóis e depois optar pelas sardinhas ou por uma bifana no pão, sem esquecer a salada de tomate.
Muito importante é dar um ”pezinho de dança” que além de ajudar à animação, ajuda a queimar calorias. Aproveitem os Santos Populares e as Festas de Verão!

Autor do artigo

Marília Palma

Nutricionista

Faça o seu comentário

Envie-nos o seu comentário, questão ou opinião.