A alimentação tem um grande papel na prevenção da Diabetes tipo 2. Fibras, algumas frutas (maçã, pera ou kiwi), legumes e água (1.5L a 2L por dia) ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, em detrimento do álcool, dos alimentos processados, açucarados e/ou com gorduras saturadas.
Tenha também atenção à sua rotina alimentar. Tome sempre o pequeno-almoço, evite jejuns noturnos acima das 8 horas e não estar mais de 3 ou 4 horas sem comer durante o dia. Ao comer, é recomendado que o faça devagar, pois os alimentos melhor mastigados permitem que fique mais saciado e o seu organismo absorva melhor os nutrientes, prevenindo o mal-estar digestivo.
Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou ginásio. Qualquer atividade física regular e consistente permite melhorar a sensibilidade do organismo à insulina, facilitando a entrada de glicose nas células e o bom funcionamento do pâncreas. Pratique, em média, 150 minutos de atividade física moderada por semana (50 minutos em três dias alternados) ou 30 minutos por dia. Se tiver alguma limitação, deve aconselhar-se junto de um médico.
O excesso de peso é um dos principais fatores de risco de desenvolvimento da Diabetes tipo 2. Combinar uma alimentação saudável e equilibrada com exercício físico regular permite reduzir o peso corporal e não atingir níveis de obesidade.
Fator de risco de várias doenças, o consumo de tabaco pode aumentar o risco de desenvolver Diabetes tipo 2. Fumar compromete o funcionamento do sistema cardiovascular (muito associado a esta doença) e pulmonar.
Condições de stress crónico, frequentemente causadas por estilos de vida pouco saudáveis, podem aumentar os níveis de glicose no sangue. Procure um equilíbrio mental e físico favorável ao seu corpo e dia a dia, recorrendo a métodos de gestão de stress, pausas ao longo de um dia de trabalho, meditação ou ioga.
Se tiver poucas horas de sono, está a aumentar a resistência à insulina no corpo e dá lugar à produção excessiva de glicose pelo fígado. Ao dormir, decorrem processos metabólicos benéficos para o organismo. Por isso, é importante ter uma rotina de descanso regular, entre as 7 e as 9 horas de sono.
A prevenção da Diabetes tipo 2 está ao alcance de todos. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais desta doença considerada silenciosa. Fadiga excessiva, sede intensa ou boca seca, perda de peso repentina, visão turva, infeções urinárias constantes, urinar muito e muitas vezes, ou comichão no corpo (principalmente nos genitais) são alguns dos sintomas da Diabetes tipo 2. Deve fazer exames de rotina, sobretudo a partir dos 40 anos, e se tiver fatores de risco como histórico familiar, hipertensão ou obesidade.
No próximo dia 24 de fevereiro vão decorrer as 2ªs Jornadas Científicas Cintramédica, um evento dedicado à abordagem multidisciplinar na prática clínica.