A Insuficiência Cardíaca afeta cerca de 16% de portugueses abaixo dos 50 anos e é a terceira causa de internamento mais comum em Portugal. Esta doença, com especial incidência nos utentes com Diabetes, foi tema de reflexão entre os profissionais de saúde da Cintramédica, numa reunião que juntou médicos de Medicina Geral e Familiar, Endocrinologistas e Cardiologistas.
“NT-proBNP: O papel no rastreio, diagnóstico e gestão da Insuficiência Cardíaca nos cuidados de saúde primários”
No passado dia 17 de outubro, a Cintramédica organizou uma sessão clínica dedicada à Insuficiência Cardíaca intitulada por “NT-proBNP: O papel no rastreio, diagnóstico e gestão da Insuficiência Cardíaca nos cuidados de saúde primários”.
Foram apresentados os mais recentes estudos nesta área e a posição de consenso das Sociedades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar sobre esta matéria. O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica, convidou a Roche Diagnósticos para esta sessão, onde foi reforçada a utilidade do marcador laboratorial NT-proBNP que, por ser um biomarcador precoce e cardioespecífico, deve ser usado para diagnosticar doentes com esta patologia e também para avaliar a severidade da doença e a sua progressão ao longo do tempo.
“O doseamento deste biomarcador numa amostra de sangue permite avaliar o risco de desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca e identificar os doentes logo a nível dos Cuidados de Saúde Primários. É especialmente importante no caso dos diabéticos, que apresentam um risco 2 a 4 vezes superior de desenvolver Insuficiência Cardíaca em relação à população em geral”, explicou a Dra. Maria Inês Stilwell. A Coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica adiantou ainda que: “Com o doseamento do NT-proBNP podemos atuar precocemente, melhorar a qualidade de vida dos doentes e evitar internamentos desnecessários.”
O que é a Insuficiência Cardíaca?
A
Insuficiência Cardíaca é uma doença crónica altamente debilitante, com efeitos irreversíveis. Nesta patologia, o coração tem dificuldade em bombear o sangue para o resto do corpo. Alguns dos sintomas da Insuficiência Cardíaca são a falta de ar, cansaço, pés inchados e tosse. A prevenção passa por adotar um estilo de vida saudável, combater a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.