"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Como controlar o seu Colesterol?

30 Maio 18   |   274

O colesterol é uma das diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e é importante para a nossa saúde. Embora seja muitas vezes visto como uma ameaça para a saúde, o colesterol só é prejudicial se apresentar níveis elevados.

Em termos clínicos, considera-se a existência de dois tipos de colesterol, o “bom” e o “mau”:

- Colesterol “bom” – HDL: é o tipo de colesterol que impede que o colesterol “mau” se aloje nas paredes das artérias. Os níveis de HDL no organismo devem ser superiores a 40mg/dL nos homens e a 50mg/dL nas mulheres. A prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada ajudam a manter os níveis de HDL elevados.

- Colesterol “mau” – LDL: a existência de um nível elevado de LDL no organismo aumenta o risco de estreitamento das artérias e, consequentemente, o aparecimento de doenças vasculares. Apesar de ser produzido pelo organismo, o consumo de gorduras em excesso aumenta o seu risco de produção. Os níveis de LDL no organismo devem ser inferiores a 115mg/dL. Os triglicéridos são outra forma de gordura produzida pelo organismo e os seus níveis podem estar elevados em casos de excesso de álcool, tabaco, excesso de peso ou na inatividade física.

Normalmente, o LDL ou “mau” colesterol é transportado do fígado, onde é produzido, para os tecidos (músculos e órgãos). Quando em excesso, pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneas e desenvolver um processo inflamatório, obstruindo a passagem do sangue. Já as substâncias HDL transportam uma pequena quantidade de colesterol dos tecidos e dos vasos para o fígado, para ser eliminado. Têm como missão a limpeza do organismo no que respeita ao colesterol (LDL).

A existência de um desequilíbrio entre os dois tipos de colesterol aumenta o risco de doença coronária, nomeadamente enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Quais os valores recomendados de colesterol e triglicéridos para a maioria das pessoas?

 

Dicas para reduzir o seu Colesterol

 

Mário Lameirão
25 Julho 2019
Muito bom dia.

Gostei de ver a informação sobre o colesterol, entre outras informações sobre rastreios já executados, mas também gostava de ser informado sobre rastreios futuros no concelho de Sintra e em particular sobre o colesterol.
Com o melhores cumprimentos
Mário Lameirão
Bom dia Mário,
Agradecemos o comentário. Siga-nos no Facebook para estar a par de todas as novidades e futuros eventos/rastreios que iremos ter no futuro.