"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Beber água ajuda a prevenir doenças

21 Março 22   |   334

Beber água é uma das necessidades básicas do ser humano. Ao fazê-lo, garantimos a manutenção de uma série de funções fundamentais, como a regulação da temperatura ou o transporte de nutrientes e oxigénio para as células. Para repor os níveis de água no corpo é necessário beber água em quantidades suficientes. Para um adulto, e de maneira geral, são recomendados entre 2 a 3 litros por dia. Fique a conhecer alguns benefícios de beber água para a prevenção de uma série de doenças.
 

Prevenir lesões desportivas

A cartilagem das articulações contém cerca de 80% de água. Se praticar desporto, fique a saber que ao beber água em quantidades suficientes vai garantir que a cartilagem mantenha a sua capacidade de absorção de choques e prevenir dores nas articulações e lesões desportivas.

 

Prevenir patologias da boca

Beber água ajuda a manter a saúde da boca uma vez que estimula a produção de saliva. Se beber água em quantidades suficientes pode, inclusive, atrasar a formação de cáries e reduzir a acidez da boca.

 

Prevenir a hipertensão

O sangue contém cerca de 90% de água. Ao beber água em quantidades suficientes vai estar a garantir que o sangue permanece fluido e que cumpre o seu papel fundamental de levar oxigénio e nutrientes às células. Aliás, se não beber água em quantidades suficientes, o sangue pode ficar mais espesso o que pode levar ao aumento da pressão arterial.

 

Prevenir o envelhecimento precoce da pele

Uma das causas do envelhecimento precoce da pele é, precisamente, beber pouca água. Garanta de bebe água em quantidades suficientes para garantir a elasticidade e a eliminação de toxinas através da transpiração.

 

Prevenir problemas digestivos

O sistema digestivo necessita de água para trabalhar eficazmente. Beber pouca água pode conduzir a problemas digestivos, obstipação e excesso de ácido gástrico no estômago. É importante ainda beber água para evitar a azia e úlceras no estômago.

Beber água ajuda também na eliminação de resíduos através da transpiração, urina e fezes.

 

Prevenir ataques de asma

Também a função respiratória é beneficiada pela ingestão de água. O corpo tem tendência a restringir as entradas de ar no corpo para minimizar a perda de água. Por outro lado, quando não há hidratação suficiente as secreções podem solidificar no pulmão e funcionar como uma espécie de bloqueio na traqueia, dificultando ainda mais a respiração. Se sofrer de asma ou alergias, é importante manter uma boa hidratação para garantir que a sua função respiratória não fica comprometida.

 

Prevenir pedras nos rins

Os rins são um importante órgão com a função de filtrar toxinas produzidas pela atividade celular. Ao bebermos água numa quantidade saudável estamos a otimizar a função dos rins e a prevenir condições como pedras nos rins ou infeções do trato urinário.

 

Prevenir a obesidade

A ingestão de água desempenha um papel importante na perda de peso. Para pessoas com problemas de excesso de peso ou obesidade, se beberem água antes das refeições vão aumentar a sensação de saciedade o que pode contribuir para que não sintam necessidade de “abusar” na quantidade de alimentos às refeições.

Artigo revisto por

Filomena Lima Távora

Médica de Medicina Geral e Familiar