Os antibióticos são medicamentos utilizados para o tratamento de infeções causadas por bactérias (seres vivos microscópicos que se multiplicam). Na sua maioria, as bactérias são inofensivas ou causam doenças ligeiras. São também utilizadas na produção de queijos e iogurtes.
Quando o antibiótico atua sobre as bactérias sensíveis aos seus compostos, essas acabam por morrer. Porém, ao multiplicarem-se, as bactérias podem sofrer mutações e tornar-se resistentes a esse antibiótico, dando origem a novas bactérias resistentes, tornando o processo de controlo e tratamento da infeção mais difícil. As bactérias podem também ser multirresistentes – resistentes a vários antibióticos.
Quanto maior a frequência de uso do antibiótico, maior probabilidade de resistência à sua ação. De facto, o uso indevido de antibioterapia bem como um pobre controlo e prevenção de infeção no contacto repetido com pessoas ou ambientes contaminados, representam as principais causas da resistência aos antibióticos.
É essencial tomar medidas para combater este problema, quer a nível profissional no âmbito da saúde, quer a nível comportamental por parte da sociedade em geral. A prescrição da terapêutica adequada para as infeções por bactérias resistentes a antibióticos torna-se difícil pelo obstáculo que causam ao não serem sensíveis ao medicamento em questão, aumentando o risco de complicações ou até a morte (Organização Mundial de Saúde, 2018).
A importância da prescrição dos antibióticos centra-se na indicação específica para cada infeção. Quando o médico prescreve um antibiótico deve ter em consideração diversos aspetos, tais como: o tipo de infeção, os sintomas e sinais apresentados pelo indivíduo, recorrência. Existem também orientações próprias, que suportam as decisões tomadas pelo profissional de saúde na escolha do antibiótico a prescrever.
Como prevenir infeções e a resistência aos antibióticos, como cidadãos:
Existem motivos pelos quais os antibióticos são prescritos duma determinada forma. Cumpra a prescrição, “Tome antibióticos de forma responsável” - Direção Geral de Saúde, 2017.
Referências bibliográficas:
A Toxoplasmose é uma infeção bacteriana que pode trazer complicações à saúde da mãe e do bebé. Fique a saber como prevenir esta infeção.