Resistir ao açúcar pode ser difícil, ainda mais quando este está presente em quase todos os alimentos. No entanto, o consumo de açúcar em demasia pode trazer problemas para o seu organismo, e por isso é necessário ter especial atenção com os alimentos mais açucarados, e tentar evitá-los ou substituí-los.
O açúcar é um hidrato de carbono que produz energia de forma rápida e, quando consumido em excesso, é convertido em gordura. A forma de apresentação mais conhecida do açúcar é a sacarose, ou seja, o açúcar branco ou “açúcar de mesa”, no entanto também existem a frutose e a lactose, que são os açucares presentes na fruta e no leite, respetivamente.
Apesar de podermos encontrar o açúcar de forma natural em alimentos como o mel ou a fruta, é muitas vezes adicionado artificialmente aos alimentos fabricados e/ou processados. O açúcar é viciante para o cérebro, pois estimula a produção da dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o nosso corpo “peça” por mais.
Para além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória, dificulta aaprendizagem, e ainda pode causar:
Para combater o excesso de consumo de açúcar deve ter atenção os alimentos que come.
A recomendação de consumo de açúcar por dia é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia. O ideal é evitar ao máximo a ingestão deste alimento, no entanto, é preferível o consumo de açúcar mascavado, mel, ou fruta, pois têm mais vitaminas e minerais, e são menos prejudiciais para a saúde.
A alergia alimentar é uma reação do organismo a um alimento específico. Fique a conhecer as alergias alimentares mais comum e o que fazer para as evitar.