"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Rastreio de Anticorpos – teste a sua imunidade à Covid-19

03 Dezembro 20   |   420

A imunidade é o mecanismo que o organismo utiliza para reagir a um agente invasor, quer ele seja um vírus, uma bactéria ou um parasita. No caso da COVID-19, o vírus responsável pela infeção é o SARS-CoV-2. Uma das características da infecção por este vírus é ser assintomática em pelo menos metade dos casos, o que dificulta a identificação dos portadores do vírus e a construção de estratégias de contenção da infecção e proteção da saúde pública. Neste sentido, os testes serológicos, obtidos através de uma colheita de sangue, têm um papel importante, uma vez que permitem identificar as pessoas que já tiveram contacto com o vírus da COVID-19. O Rastreio de Anticorpos realizado na Cintramédica permite identificar se existe, ou não, uma resposta imunitária ao SARS-CoV-2. Veja no que consiste este exame.

 

Após uma infeção

Quando um indivíduo é infetado pelo vírus do SARS-CoV2, o organismo inicia uma resposta imunitária contra o vírus. Essa resposta inclui a produção de anticorpos específicos contra os antigénios virais. Os estudos de imunidade decorrentes da investigação para estudar o SARS-CoV-2, concluem que estes anticorpos surgem em vários momentos no tempo. Nos primeiros dias da resposta imunitária, surgem os anticorpos do tipo IgM, sendo que os do tipo IgG surgem mais tarde. O teste de rastreio de anticorpos totais tem a vantagem de englobar todo o espectro temporal de resposta imunitária, conseguindo detetar estes dois tipos de anticorpos, independentemente da fase de resposta imunitária em que a pessoa se encontre. Assim, é possível ficar a saber se já foi, numa determinada altura, infetada pelo vírus da COVID-19.

  

O teste de Rastreio de Anticorpos

O Rastreio de Anticorpos da Cintramédica é um teste de primeira linha que permite verificar, de modo eficiente e com elevada sensibilidade, se houve contacto com o vírus SARS-CoV-2 e resposta imunitária. Este teste é realizado através de uma simples colheita de sangue e está indicado para o rastreio a pessoas, sem sintomas, mas suspeitam que podem já ter tido contacto com o vírus. Por outro lado, as pessoas que já tiveram a infecção podem confirmar se tiveram uma resposta imunitária eficaz, através do desenvolvimento de anticorpos.

Os resultados deste teste são disponibilizados no próprio dia, poucas horas após a colheita.

 

Onde pode realizar a sua análise

Esta análise que pode ser realizada em todas as clínicas e postos de colheitas do Laboratório Cintramédica, sem necessitar de prescrição médica ou marcação prévia.

Saiba onde pode fazer a sua análise mais perto de si.

Sandra Ferreira
29 Abril 2021
Boa tarde gostaria de saber o preço desta análise. Obrigado
Bom dia Sandra. Para essas informações solicitamos que entre em contacto com o nosso Apoio ao Cliente, por favor. Pode consultar os contactos através do seguinte link:
https://www.cintramedica.pt/contactos. Obrigado!