A Rotura do Ligamento Cruzado Anterior, localizado no joelho, é uma lesão que pode surgir na consequência da atividade desportiva ou por falência muscular do joelho fruto de lesões antigas do menisco, por exemplo.
Nesta 2ª parte da entrevista sobre o tema, a Dra Carla Vera-Cruz, médica Fisiatra e Diretora Clínica da Unidade de Medicina Física e Reabilitação da Cintramédica, aborda questões relacionadas com o tratamento da Rotura do Ligamento Cruzado Anterior que, regra geral e em jovens, pode envolver uma intervenção cirúrgica.
No entanto, e em casos de pessoas mais velhas e que, sobretudo, não tenham a expetativa de prosseguir uma atividade desportiva com esforço e carga, a terapêutica pode ser mais conservadora, envolvendo, nestes casos, um plano de reabilitação ao nível da Fisioterapia Desportiva desenhado pelo médico Fisiatra, que privilegiará o fortalecimento muscular do quadricípite (coxa), recomendação também indicada em caso de cirurgia, ressalvando que esta intervenção é realizada no domínio da Ortopedia.
O Dr. Luís Cunha Miranda, Reumatologista da Cintramédica, aponta os caminhos para travar a progressão e o impacto das doenças reumáticas.