"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Gasimetria Arterial para despiste de sequelas pós-COVID

26 Abril 21   |   222

A Gasimetria Arterial é uma análise que avalia os níveis de oxigénio e dióxido de carbono no sangue, assim como o equilíbrio ácido-base. Esta análise é normalmente requisitada para ajudar ao diagnóstico de condições respiratórias ou metabólicas.

A juntar a outros quadros clínicos em que este exame já era recomendado, surge agora a Síndrome Pós-COVID-19, condição que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu afetar, pelo menos, 10% dos infetados com o Vírus SARS-CoV-2.

A Drª Inês Stilwell, Coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica, dá-nos a conhecer mais sobre esta análise e como pode ser útil no despiste de patologias associadas à Síndrome pós-COVID-19.

 

O que é a Gasimetria Arterial e quando é prescrita?

A Gasimetria Arterial é uma análise de sangue normalmente prescrita quando há uma suspeita de alterações de ventilação, oxigenação ou de equilíbrio do ácido/base do sangue. Estas alterações são comuns em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), entre outras patologias, que habitualmente exigem o recurso a terapêutica com oxigénio.

 

Como é realizada esta análise?

A Gasimetria Arterial é habitualmente realizada através da punção da artéria radial, localizada junto ao pulso. O objetivo é a recolha do sangue arterial que, por ser mais rico em oxigénio, permite avaliar se as trocas gasosas ocorridas a nível pulmonar estão a decorrer de forma eficaz. Esta análise avalia o pH do sangue, a pressão parcial de oxigénio (pO2), a pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), o equilíbrio ácido/base (ião HCO3-) e a saturação de oxigénio (SatO2).

 

Como pode a Gasimetria Arterial ajudar à construção de um diagnóstico de Síndrome pós-COVID?

A Síndrome Pós-COVID-19 é um conjunto de sinais e sintomas que afetam diferentes órgãos e sistemas, e que surgem em cerca de 10% das pessoas que já estiveram infetadas pelo vírus SARS-CoV-2. A Síndrome pós-COVID-19 pode manifestar-se por complicações ao nível dos sistemas respiratório, gastrointestinal, cardiovascular, neurológico, músculo-esquelético e dermatológico. Estas complicações são despistadas na Consulta pós-COVID, através da realização de diferentes exames. A Gasimetria Arterial irá contribuir para a avaliação do funcionamento do sistema respiratório, ajudando o médico a verificar se:

- O sangue está a receber oxigénio suficiente;

- Os pulmões estão a remover de modo eficiente o dióxido de carbono;

- Os rins estão a funcionar devidamente;

- Se é necessário iniciar ou ajustar uma terapia com oxigénio.

 

Qual a utilidade desta análise em pessoas que tiveram COVID-19?

Perante as evidências mais recentes, as sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 a nível pulmonar podem traduzir-se em alterações detetáveis através da Gasimetria Arterial que, por esta razão, se tem revelado uma ferramenta de diagnóstico importante neste novo contexto.

 

Em que situações poderá ser pedida esta análise?

Este exame pode ser prescrito por um médico especialista em Pneumologia ou pelo médico de Medicina Geral e Familiar, no âmbito de uma Consulta pós-COVID.

 

Faça a sua Gasimetria na Cintramédica

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica tem ao seu dispor o exame de Gasimetria Arterial. Este exame é realizado por profissionais experientes, não obriga a preparação prévia e está disponível mediante marcação prévia na Cintramédica de Sintra, assim como ao domicílio.
 

MARQUE O SEU EXAME