A mulher deve dar atenção à sua saúde oral ao longo de toda a sua vida. No entanto se está a planear engravidar, este momento deve ser de especial atenção.
A Gravidez por si só não provoca infeções da cavidade oral, mas alterações orgânicas típicas da gravidez aliadas a uma higiene oral não cuidada podem favorecer o aparecimento de problemas da cavidade oral como cáries e gengivites.
Durante a Gravidez, devido às alterações hormonais e à presença de placa bacteriana, pode sentir as gengivas mais sensíveis e sangrar mais facilmente. Uma higiene oral cuidada contribui para o alívio deste sintoma, prevenindo gengivites. As náuseas, vómitos e refluxo gástrico contribuem para o aumento do suco gástrico na boca, potenciando a erosão dentária, favorecendo também o aparecimento de cáries. Desta forma, cuidar da sua saúde oral, mesmo antes de engravidar, seguindo as recomendações do seu médico dentista irá contribuir para o seu bem-estar e também para o desenvolvimento saudável do seu bebé. A realização de consulta pré-concecional é fundamental para que todos os tratamentos necessários sejam realizados o mais precocemente possível.
O consumo excessivo de açúcares simples adicionados está associado à prevalência de cáries dentárias. É recomendado que adote uma alimentação equilibrada, contribuindo para a sua saúde oral.
A higiene oral desempenha um papel fundamental na prevenção de infeções da cavidade oral. As cáries dentárias e doenças periodontais podem afetar a saúde do seu bebé através da transmissão de microrganismos infecciosos.
Referências bibliográficas:
A vacinação na Terceira Idade é fundamental para prevenir uma série de doenças evitáveis através das vacinas. Saiba quais as vacinas que deve ter em dia.