Cintramédica solidária: parceria com a Refood de Rio de Mouro

15 Dezembro 2022    Notícia

A Cintramédica desenvolveu uma parceria solidária com o núcleo da Refood de Rio de Mouro, no sentido de apoiar famílias carenciadas no concelho de Sintra. Esta parceria materializa-se em 3 vertentes: em forma de voluntariado, na doação de bens e alimentos e na preparação de cabazes de Natal. A iniciativa partiu da Administração e estendeu-se a toda a Cintramédica, que convidou os seus colaboradores a participar nesta ação solidária.


De colaboradores a voluntários

A Refood é uma associação independente que tem como missão recolher excedentes alimentares junto de vários parceiros, nomeadamente restaurantes, hotéis, supermercados e instituições públicas. No processo, consegue ainda envolver a comunidade local e reduzir o desperdício, dependendo para isso apenas de voluntários. O projeto nasceu em 2011 e hoje consegue, através de 60 núcleos espalhados por todo o país, levar mais de 150 mil refeições, todos os meses, a mais de 7 mil beneficiários.

No decorrer dos meses de novembro e dezembro, a oferta de mãos e tempo dos colaboradores da Cintramédica tem chegado às instalações da Refood no Mercado Municipal de Rio de Mouro. Nesse local, durante apenas 2 horas por dia, cada voluntário da Cintramédica ajudou na preparação refeições que são posteriormente distribuídas às famílias.


Contribuir com o que se pode

O voluntariado não tem sido a única forma de ajudar. A doação de alguns objetos, nomeadamente caixas de sopa, de gelado ou tupperwares, tem-se revelado muito importante para que a equipa da Refood continue a operar diariamente neste núcleo.
Adicionalmente, os colaboradores da Cintramédica juntaram-se em equipa para conseguir providenciar 42 cabazes para cada uma das famílias identificadas. Estes cabazes contêm, além de bens alimentares típicos desta época natalícia, brinquedos, livros ou até mesmo roupa para os mais pequeninos.

Em Rio de Mouro, a Refood conta com 90 voluntários e 10 parceiros. Quem quiser juntar-se a este projeto basta aceder ao site da Refood contribuindo assim para a comunidade local e um mundo mais inclusivo.