"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Cintramédica disponibiliza análises PCR e Anticorpos para o novo Coronavírus

08 Abril 20   |   372

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica realiza dois tipos de análises relacionadas com a COVID-19:

  • Pesquisa do vírus nas secreções respiratórias – Pesquisa de RNA do vírus SARS-CoV-2, por método de PCR
  • Pesquisa de Anticorpos Anti-SARS-CoV-2 IgG+IgM, no sangue, por método de Quimioluminescência

 

Pesquisa do vírus nas secreções respiratórias (PCR)

Pesquisa do vírus nas secreções respiratórias está indicada em pessoas que tenham sintomatologia de infecção sugestiva de Covid-19 (febre, tosse ou dificuldade respiratória).
A sensibilidade desta análise é muito elevada na fase em que a sintomatologia está presente e permite confirmar se a pessoa está infectada naquele momento.

A análise é realizada pelo método de PCR, a partir de uma amostra colhida por zaragatoa nasofaríngea e orofaríngea. Esta análise é atualmente comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), e encontra-se também disponível com acordo através das seguradoras Multicare, Médis e AdvanceCare, Future Healthcare e Allianz (lista em atualização), sendo necessária a respetiva prescrição médica.

Tratando-se de uma análise destinada a pessoas que estão doentes, a colheita é realizada em locais próprios, isolados e devidamente preparados para o efeito, ou pelo regime de “Drive Thru”.
É possível realizar esta colheita na Clínica Cintramédica de Sintra, e em breve também noutros locais: Lisboa (Laranjeiras), Mafra e São João do Estoril.

SAIBA MAIS

 

Pesquisa de Anticorpos

Pesquisa de Anticorpos no sangue (Anticorpos IgM e IgG para o SARS-CoV-2) está indicada em pessoas que já tenham tido um teste positivo para o RNA do vírus, ou para quem não tenha sintomas e pretenda saber o seu estado imunitário.

Este teste permite identificar, através de uma colheita de sangue, se a pessoa já esteve em contacto com o vírus e se desenvolveu imunidade (anticorpos do tipo IgG), estando mais protegida da infecção à semelhança do que acontece quando se toma uma vacina. Também permite identificar os portadores assintomáticos, que são as pessoas que estão infectadas mas não manifestam sintomas, possuindo anticorpos do tipo IgM (que são os mais precoces).

Relativamente à Pesquisa de Anticorpos IgM e IgG para o SARS-CoV-2 no sangue, por ser uma análise muito recente (foi apenas disponibilizada em Portugal no final de Março), ainda não tem comparticipação do SNS nem cobertura por parte de seguros de saúde, não sendo obrigatória a apresentação de prescrição médica.
Trata-se de análise que pode ser realizada em qualquer clínica ou posto de colheitas do Grupo Cintramédica.

SAIBA MAIS

João Vitor da Mota Cerveira Lopes
28 Abril 2021
Ola boa tarde.para realizar este teste sanguíneo ainda continua a ser sem marcação? É só aparecer e fazer? Obrigado pela disponibilidade.
Boa tarde. O Teste Sanguíneo de Anticorpos é realizado por ordem de chegada. Pode consultar os horários de colheitas através do seguinte link: https://www.cintramedica.pt/onde-estamos. Muito obrigado.
Fernando Sousa
28 Abril 2021
Obrigado pela informação. Qual é o preço da pesquisa de anticorpos no sangue e de que forma é possível fazê-la; com marcação?
Olá Fernando. Para essas informações solicitamos que entre em contacto por e-mail para analises@cintramedica.pt, por favor. Obrigado.
Emidio Manuel Marques Patrocinio
28 Abril 2021
Pergunto se os testes indicados não são comparticipados pela a A.D.S.E.
Olá Emidio. Pode consultar toda a informação através do seguinte link: https://www.cintramedica.pt/analises-clinicas/analises-covid-19/covid-19-anticorpos-igg-igm. Obrigada.
Ana Martins
28 Abril 2021
Sou diretora de uma creche e em junho tenho de ir trabalhar como sou asmatica estou no grupo das pessoas de risco. Por isso queria saber se estou imune ou não. E qual seria o valor da analise. Obrigada
Olá Ana. Pode consultar toda a informação através do seguinte link: https://www.cintramedica.pt/analises-clinicas/analises-covid-19/covid-19-anticorpos-igg-igm. Obrigada.