As Dores da Coluna Vertebral representam uma das causas mais comuns de recorrência aos serviços de saúde. A dor lombar afeta cerca de 80% da população geral, pelo menos uma vez na vida, e pode estar associada a fatores mecânicos, sistémicos ou psicossociais.
Geralmente, a dor lombar leva à redução do nível de atividade física e de mobilização com receio de piorar a dor. No entanto, esta redução a longo prazo leva à perda de força muscular, diminuição da transmissão neuromuscular e consequentemente à diminuição do equilíbrio e controlo motor. Para além das consequências a nível físico, a diminuição da capacidade motora pode contribuir para uma maior dependência e assim afetar a autoestima e confiança da pessoa na realização das atividades do dia a dia.
A realização de exercícios para ativar a região lombar irá contribuir para a redução do risco de lesões mecânicas. Indicamos, no final do artigo, exemplos de exercícios que pode realizar em casa, trabalhando apenas com o corpo.
Realizar exercício físico diariamente com regularidade e intensidade crescente irá contribuir para a saúde da sua coluna vertebral, prevenindo o aparecimento de lombalgias. No caso de já apresentar dor lombar sendo acompanhado por um profissional de saúde, confirme qual o exercício físico adequado a realizar.
Referências bibliográficas