2ªs Jornadas Científicas Cintramédica: especialistas de várias áreas médicas em diálogo

29 Fevereiro 2024    Notícia

As 2ªs Jornadas Científicas Cintramédica decorreram no passado dia 24 de Fevereiro no Penha Longa Hotel Resort. Estiveram presentes mais de 50 médicos de Medicina Geral e Familiar dos vários Agrupamentos de Centros de Saúde de Sintra e concelhos adjacentes, e outros especialistas clínicos, na discussão de vários temas numa abordagem multidisciplinar, tendo em vista potenciar o sucesso da prática clínica.
 

Diálogo multidisciplinar

Estas jornadas tiveram 3 painéis, dedicados às especialidades de Cardiologia, Endocrinologia e Gastrenterologia, e contaram com apresentações de vários especialistas, num verdadeiro exemplo de diálogo que deve existir entre as várias áreas médicas na construção do diagnóstico clínico.
No final de cada painel houve várias interpelações aos especialistas, pelos médicos participantes, numa rica partilha de informação, consolidada pela vasta experiência da prática clínica dos palestrantes e enriquecida pelo seu carácter multidisciplinar.
Para os participantes, com particular destaque para os médicos de Medicina Geral e Familiar, foi uma manhã preenchida com conhecimento prático e fundamentado. Estas jornadas foram de enorme relevância para os profissionais que delas participaram, uma vez que foram apresentadas ferramentas atualizadas para a otimização e identificação precoce de patologias que ameaçam grande parte da população que acede aos cuidados de saúde primários.

Clique no botão e veja o vídeo do evento.

VÍDEO 2ªS JORNADAS
 

Painéis Científicos

Exames em Cardiologia: referenciais de diagnóstico

O primeiro painel, dedicado à especialidade de Cardiologia, contou com duas apresentações que colocaram em destaque o papel dos exames de Cardiologia (Holter, Prova de Esforço, Ecocardiograma e Eco-Doppler), instrumentos fundamentais para a deteção, diagnóstico e monitorização de várias patologias cardíacas. O intuito foi dar a conhecer aos médicos dos cuidados de saúde primários que são a primeira linha de diagnóstico clínico destas patologias, as potencialidades, limitações e eventuais contraindicações destes exames de diagnóstico.

Abordagem multidisciplinar da Patologia Nodular da Tiroide

O segundo painel, dedicado à patologia tiroideia, permitiu aos médicos de Medicina Geral e Familiar presentes rever as várias etapas do diagnóstico da Patologia nodular da tiroide, desde o exame objetivo e às indicações para análise ecográfica, tipos de classificação ecográfica dos nódulos da tiroide, assim como o tipo de resultados da citologia aspirativa que orientam o diagnóstico e as opções terapêuticas nesta doença.

Cancro colorretal, patologia digestiva e fibrose hepática

O terceiro painel foi dedicado à Gastrenterologia e focou-se em várias apresentações de especialistas relativamente à avaliação do risco do cancro colorretal, do papel da endoscopia no diagnóstico das várias patologias gástricas e duodenais provocadas pela bactéria Helicobacter Pylori, assim como pela explicação dos resultados de amostras enviadas para estudo anatomopatológico no contexto destas patologias.
Ainda neste painel foi debatida a importância e vantagem de uma abordagem não invasiva do diagnóstico precoce da fibrose hepática a partir dos resultados analíticos e de métodos de imagem como a elastografia realizada por ecografia. Procedeu-se ainda à apresentação de um estudo realizado no Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica que correlacionou o grau de fibrose hepática determinado pela FIB:4 com a pré-diabetes e a diabetes. Finalmente, a última apresentação deste painel demonstrou aos médicos presentes como várias técnicas de Imagiologia podem contribuir para o diagnóstico de doenças como o fígado gordo e permitem avaliar de forma não invasiva o grau de fibrose.