Ecocardiograma: o exame de eleição na avaliação estrutural do seu coração

data de publicação12 Junho 2023 artigo revisto por
Nelson Vale  |  Cardiologista
O Ecocardiograma é um exame de Cardiologia, realizado por um médico especialista, e que tem como objetivo visualizar o funcionamento das estruturas internas do coração em movimento. É um exame não invasivo, sem recurso a radiação (como o Raio-X), indispensável para o diagnóstico de muitas alterações cardíacas.
Saiba como funciona e para que patologias está mais indicado.
 
Porquê realizar um Ecocardiograma?
O Ecocardiograma é um dos exames mais requisitados para ajudar no diagnóstico de problemas cardíacos. Permite avaliar o normal funcionamento do músculo cardíaco, estruturas valvulares e fluxo sanguíneo.
Entre as principais patologias cardíacas cujo diagnóstico recomenda a prescrição de um Ecocardiograma destacam-se:
  • Cardiopatia isquémica (angina de peito/enfarte do miocárdio)
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença cardíaca congénita
  • Doenças valvulares
  • Cardiomiopatias
  • Endocardite (infeção de válvulas cardíacas)
     
Como funciona?
O Ecocardiograma, também denominado Ultrassonografia Cardíaca, utiliza ondas de ultrassom para produzir, em tempo real, imagens do coração no monitor de um computador.
Para tal, o Cardiologista utiliza uma sonda ligada ao ecógrafo (transdutor) e aplica um gel lubrificante no tórax do paciente e no transdutor para facilitar os movimentos. Posteriormente, varia o posicionamento do dispositivo de modo a obter imagens do coração e vasos sanguíneos adjacentes, obtendo uma imagem completa de todas as estruturas cardíacas.
O exame pode demorar entre 15 a 20 minutos e, em alguns momentos, pode-lhe ser pedido que altere o padrão de respiração de modo a ajudar o médico a obter imagens mais nítidas.
 
Como se pode preparar para o exame?
De maneira geral, o Ecocardiograma não necessita de preparação prévia. No entanto, e de acordo com cada caso, poderá ser-lhe pedido para suspender alguma medicação que esteja a realizar que possa interferir nos resultados do exame.
Por outro lado, é recomendado que, no dia do exame, traga roupas confortáveis que facilitem o acesso ao tórax. Poderá ser-lhe pedido que remova acessórios metálicos que possam interferir na qualidade das imagens como jóias ou piercings. Poderá também ser-lhe pedido que, no dia do exame, se faça acompanhar por exames realizados previamente.
 
Faça a sua marcação na Cintramédica
O Ecocardiograma Modo M2M está disponível na Cintramédica Sintra, Cacém, Mem Martins, Mafra, Ericeira, S. João do Estoril e Telheiras - Lisboa. Clique no botão em baixo para saber horários deste exame na clínica Cintramédica mais perto de si e faça já a sua marcação.

SAIBA MAIS
 

Artigo revisto por

Nelson Vale

Cardiologista