"Olá, eu sou a Alice!"
Fale por aqui com a
nossa Assistente Digital

Cintramédica marca presença na Feira de Saúde de Rio de Mouro

19 Novembro 18   |   208

No passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de Novembro, a junta de freguesia de Rio de Mouro, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, organizou a Feira da Saúde.

O evento decorreu no Mercado Municipal de Rio de Mouro, junto à esquadra da PSP, e recebeu a visita de dezenas de pessoas que aproveitaram a ocasião para saber o estado da sua saúde.

A Cintramédica marcou presença com uma técnica de cardiopneumologia e realizou rastreios respiratórios gratuitos.

Para além disso, a Feira da Saúde contou ainda com outros rastreios, workshops, palestras, entre outras atividades relacionadas à saúde e bem-estar.

Madalena Crespo
26 Julho 2019
Boa tarde à CM
Em que é que consiste um rastreio respitatório? Estou a fazer esta pergunta porque por acaso no meu serviço – sede – em Lisboa – mas com serviços em todo o país – têm estado a ser desenvolvidas algumas actividades, tendo em conta o bem-estar dos funcionário – é a 1ª vez que estes se estão a realizar – tendo-se realizado rasteios visuais, auditivos e de risco cardiovascular, mas respiratórios não. Acontece que esta é uma área importante, na medida em que trabalhamos em regime de ‘open-space’ – com cerca de 30 pessoas por piso( nºs redondos) e a manutenção dos ares condicionados, para além de não ser a mais correcta e regular, tem alguma influência no bem-estar, saúde e conforto das pessoas. Como temos de lidar com sensibilidades muito diferentes – as janelas nem sempre se podem abrir – daí que este convívio nem sempre se processe da melhor forma. Por isso gostava de saber em que é que consiste este tipo de rastreios e que parâmetros são analizados, que considerem importantes. Pode ser que venha a fazer uma sugestão ao Conselho Directivo sobre esta matéria, para eventos futuros. Muito obrigada.
Olá Madalena Crespo, obrigado pelo seu comentário. Respondendo à sua questão, o rastreio respiratório é habitualmente feito através da Espirometria(exame). Este é um método de estudo da função respiratória que permite avaliar o volume de ar que pode ser mobilizado, quer em valor absoluto, quer em função do tempo (volume e débitos das vias aéreas respiratórias). Trata-se de um exame não-invasivo, simples e indolor, realizado para medir os volumes e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. É essencial na avaliação de doenças respiratórias, sendo um importante meio para o seu diagnóstico e acompanhamento de várias patologias a nível pulmonar.